Em “Vale Tudo”, Lucimar (Ingrid Gaigher) trava uma longa luta contra Vasco (Thiago Martins), na busca pelos direitos da pensão alimentícia. Na última terça-feira (13), a personagem teve coragem de, após oito anos, colocá-lo na justiça, com a ajuda de Daniela (Jessica Marques), que estuda Direito, para formalizar os pagamentos.
À CNN, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro confirmou que, no exato momento em o remake esteve no ar, houve um aumento de 300% no número de acessos no aplicativo oficial do órgão. Na cena exibida, o público também acompanhou a faxineira conectando a plataforma.
“Tivemos o recorde de 4.560 acessos por minuto no aplicativo. Sendo que o normal é na faixa de 1.000 acessos”, afirmou em comunicado. Na mesma data, também houve um aumento nos agendamentos realizados via aplicativo. Ao todo, foram 1.148, o que representa 70% acima da média diária de 2025.
O que explica esses números?
O defensor público-geral Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão, disse, em nota à CNN, que a discussão na ficção trouxe à tona uma realidade muito comum no país. “[…] No estado do Rio de Janeiro, a maior parte das nossas ações envolve a área de família e a requisição de pensão alimentícia. A discussão de direitos na novela só vem somar e traz benefícios diretos para população, principalmente para as mulheres”.
“Observamos um aumento imediato na procura por nosso atendimento enquanto a novela estava no ar. É fundamental que todos saibam que, mesmo quando todas as portas se fecham, a Defensoria sempre está aberta para acolher e buscar resolver questões como essa”, conclui.