O Tocantins se consolidou como um dos estados de maior destaque do país nos indicadores de frequência escolar do ensino fundamental e do ensino médio, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado neste mês de dezembro. O desempenho posiciona o estado entre os dez melhores do Brasil nas duas etapas da educação básica e reafirma sua liderança na Região Norte.
No ensino médio, o Tocantins alcançou taxa de frequência líquida de 85,6%, o que garantiu a 5ª colocação nacional, com avanço de duas posições em relação a 2024. O índice é significativamente superior à mediana brasileira, de 59,1%, e coloca o estado como referência nacional na permanência de jovens na escola nessa etapa de ensino.
Já no ensino fundamental, o estado registrou taxa de frequência líquida de 42,9%, indicador que mede a proporção de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculados na série adequada à idade. O resultado elevou o Tocantins à 9ª posição no ranking nacional, com salto de quatro posições em comparação ao levantamento anterior, além de desempenho acima da mediana nacional, que é de 37,1%.
O avanço observado no ensino fundamental está associado ao fortalecimento do regime de colaboração entre o Governo do Estado e os municípios, estruturado a partir do modelo de educação de território adotado pela gestão estadual. Nesse contexto, o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), por meio do eixo Profe nos Municípios, tem atuação estratégica no apoio às redes municipais, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa envolve os 139 municípios tocantinenses em ações integradas de apoio pedagógico, acompanhamento sistemático e estímulo à melhoria dos indicadores educacionais. O programa inclui repasses de recursos financeiros e premiações para municípios que apresentam avanços nos resultados, promovendo alinhamento entre as redes, continuidade pedagógica e ações conjuntas voltadas ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar.
O governador Wanderlei Barbosa avalia que os resultados refletem a consistência das políticas públicas educacionais implementadas no estado. Segundo ele, o desempenho alcançado posiciona o Tocantins como referência nacional. “Os avanços registrados são resultado de um trabalho contínuo, com investimentos permanentes e fortalecimento do regime de colaboração com os municípios”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, os indicadores confirmam a efetividade das estratégias adotadas para reduzir a evasão e ampliar a permanência dos estudantes na escola. “São ações articuladas que garantem o acesso, a permanência e a continuidade do percurso educacional, dos anos iniciais ao ensino médio”, destacou.
Entre as iniciativas que contribuem para esse cenário estão programas como o Bolsa Presente, Profe!, que oferece apoio financeiro a estudantes matriculados em escolas de tempo integral, incentivando a frequência regular e a conclusão dos estudos. A ampliação da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes na rede estadual também tem fortalecido a atratividade da escola, ao conectar a formação educacional às demandas do mundo do trabalho.
A expansão das escolas de tempo integral e do Programa Jornada Escolar Ampliada amplia o tempo e a qualidade da aprendizagem, com atividades complementares que reforçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Outras ações estratégicas incluem o Busca Ativa Escolar, voltado à identificação e reintegração de alunos infrequentes ou fora da escola, em articulação com a rede de proteção social, e o Programa de Recomposição das Aprendizagens, que oferece suporte pedagógico a estudantes com defasagens educacionais, especialmente aquelas agravadas pelos impactos da pandemia da covid-19.
FONTE: AF NOTICIAS







