Na tarde desta quarta-feira, 8, a Polícia Civil do Tocantins deu cumprimento a mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara Mista da Comarca de Bayeux (PB), em desfavor de um um homem de iniciais E.F.S, vulgo novinho, de 56 anos. Ele é investigado por furto qualificado cometido em 1998, na Paraíba. A prisão ocorreu por meio de ação integrada realizada pela 2ª Divisão de Combate a Narcóticos (DENARC – Araguaína), com apoio da 34ª Delegacia de Filadélfia e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).
A ação policial ocorreu na cidade de Filadélfia, durante a operação Protetor de Fronteiras, do Ministério da Justiça e que está sendo realizada pela PC-TO, no município tocantinense que faz divisa com o Estado do Maranhão.
Conforme explica o delegado-chefe da 2ª DENARC, José Anchieta de Menezes Filho, o foragido foi localizado quando tentava atravessar de carro, o bloqueio montado pela Polícia Civil entre as cidades de Filadélfia e Carolina (MA).
O crime
Conforme apurado, no ano de 1998, quando tinha 31 anos de idade, E.F.S. foi preso e denunciado pelo Ministério Público da Paraíba, pelo furto qualificado de um caminhão. “Ocorre que o homem preso hoje pela PC-TO estava de carona com o caminhoneiro e tendo suas despesas pagas, desde que em troca ajudasse no descarregamento do veículo. Porém, ao chegar no Estado da Paraíba, mais precisamente na cidade Bayeux, o indivíduo acabou furtando o caminhão e fugiu”, disse a autoridade policial.
Para conseguir subtrair o veículo, o foragido que dormia em um dormitório de um posto de gasolina, fingiu estar passando mal e conseguiu pegar as chaves que estavam com o vigia do posto e, após enganar o mesmo e também ao motorista do caminhão, fugiu com o veículo carregado, mas acabou sendo preso no Rio Grande do Norte, dias depois.
Durante as investigações, o homem foi colocado em liberdade, mas fugiu e a cerca de 26 anos, era considerado foragido da Justiça, quando foi localizado e preso pela PC-TO nesta quarta-feira.
Após a captura, o homem foi conduzido para a 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil da Polícia Civil em Araguaína, onde foi apresentado à autoridade policial plantonista que ratificou a voz de prisão e deu cumprimento a mandado em aberto.
Assim que realizados os procedimentos legais cabíveis, o homem foi recolhido à Unidade Penal de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário da Paraíba, estado para onde deve ser recambiado a fim de responder pelo crime que lhe é imputado.
O delegado José Anchieta classificou a ação como de grande relevância, ainda mais tendo em vista que se tratava de um foragido da Justiça cujo crime foi praticado em 1998.
“Por meio de um intenso trabalho policial, os policiais civis da 2ª DENARC, da 34ª DP e do GOTE conseguiram localizar esse foragido da Justiça que já estava na região de Filadélfia há mais de 20 anos”, frisou. O delegado também ressaltou que uma das premissas da operação Protetor de Fronteiras é justamente localizar e prender foragidos da Justiça.
Comentários sobre este post