O receio de não ser bem aceito por uma torcida de massa fez com que Douglas Souza, campeão olímpico na Rio 2016, chegasse a ficar em dúvida sobre o sucesso da sua transferência para o Cruzeiro, na metade de 2024. Diante de comentários homofóbicos e críticas em redes sociais após anunciar o ponteiro, o clube mineiro divulgou um manifesto pedindo respeito ao atleta que nunca escondeu sua orientação sexual e sempre lutou contra o preconceito. No fim, deu tudo certo.
Campeão e eleito um dos melhores ponteiros da Superliga, encerrada no último domingo, o jogador de 29 anos está feliz e pretende fincar os pés de vez em Belo Horizonte.
– Foi uma temporada realmente incrível, talvez a melhor da minha vida, acho que eu nunca ganhei tanto título numa temporada só. Eu me senti muito abraçado (pela torcida) e até me surpreendi, porque eu ganhei muito presente. No último jogo (em casa), eu ganhei até um tapete. Eles me abraçaram muito, eu amo eles, eles me amam, e deu tudo certo, encaixou tudo certinho – comentou Douglas, que também conquistou o Mundial, o Sul-Americano, a Supercopa e o Mineiro pela equipe celeste.
Nos últimos anos, o camisa 14 passou a dedicar cuidados intensos com sua saúde mental, para combater quadros de depressão e ansiedade. Tal questão foi determinante para que Douglas anunciasse sua aposentadoria da seleção brasileira após disputar as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021. Bernardinho chegou a convocar o jogador que trocou São José dos Campos (SP) por BH, mas ele recusou o chamado, em abril do ano passado, e segue sem querer vestir novamente a camisa do Brasil.
– Eu tive muitos problemas, problemas psicológicos. Eu sempre tive ansiedade, aí acabava acarretando em depressão. Mas, aqui no Cruzeiro, graças a Deus, com muito trabalho e com muita terapia, a gente vai ajustando tudo certinho. São todos uns amores, a gente é meio que uma família – afirmou Douglas.
Realizado em seu primeiro ano vivendo em Belo Horizonte, o camisa 14 vai se casar com seu noivo, Gabriel, no ano que vem. E eles querem continuar vivendo na capital mineira:
– Vou terminar de planejar meu casamento, para que a gente case na próxima temporada. E, aí, a gente vai ter que fazer um plano, vai fazer um lance de casa agora, em BH mesmo.