domingo, 4 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Dormir mais no fim de semana pode reduzir em 20% risco de doenças cardíacas

Novo estudo sugere que compensar o sono nos dias de folga pode reduzir riscos causados pela privação de sono durante a semana

CNN por CNN
29/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Ciclos do sono: saiba mitos e verdade Lumina Images/Getty Images

Ciclos do sono: saiba mitos e verdade Lumina Images/Getty Images

CompartilharCompartilhar

Durante a semana, com as demandas do trabalho e a rotina agitada, é comum que muitas pessoas durmam pouco. Muitos estudos já mostraram que a privação de sono, caracterizada por menos de sete horas dormidas por noite, pode trazer riscos à saúde. Porém, uma nova pesquisa sugere que “recuperar” o sono dormindo por mais tempo aos finais de semana pode reduzir o risco cardíaco em até 20%.

O estudo será apresentado no ESC Congress 2024, congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Londres, no Reino Unido.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto:mi-viri/ Getty Images

Exagerou? Hepatologistas contam o que é bom para desintoxicar o fígado

03/01/2026
Foto: Morsa Images/Getty Images

Médicos apontam exames importantes no check-up anual da saúde

03/01/2026

“Sono compensatório suficiente está ligado a um menor risco de doença cardíaca”, diz o coautor do estudo, Yanjun Song, do Laboratório Estatal de Doenças Infecciosas, em Pequim, na China, em comunicado à imprensa. “A associação se torna ainda mais pronunciada entre indivíduos que regularmente têm sono inadequado durante a semana.”

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram dados de 90.903 indivíduos envolvidos no projeto UK Biobank, uma grande base de dados do Reino Unido. Eles avaliaram a relação entre sono compensado no fim de semana e doenças cardíacas, com base em informações registradas em acelerômetros (dispositivos que monitoram dados como batimentos cardíacos, distâncias percorridas e calorias gastas, com base nos movimentos; é frequentemente encontrado em smartphones e smartwatches).

Eles dividiram os dados sobre o sono em quatro grupos, do sono mais compensado ao menos:

  • Grupo 1: sono menos compensado, de -16,05 horas a -0,26 horas compensadas. Ou seja, trata-se de grupo com ainda mais privação de sono;
  • Grupo 2: de -0,26 horas a +0,45 horas compensadas;
  • Grupo 3: de +0,45 horas a +1,28 horas compensadas;
  • Grupo 4: de + 1,28 horas a 16,06 horas compensadas.

A privação de sono foi autorrelatada, ou seja, as próprias pessoas envolvidas no estudo relataram se dormiam pouco ou não. A privação de sono foi caracterizada quando uma pessoa dormia menos de 7 horas de sono por noite.

De acordo com a pesquisa, um total de 19.816 participantes (21,8%) foram definidos como privados de sono. O resto dos envolvidos pode ter experimentado sono inadequado ocasional, mas, em média, suas horas diárias de sono não atenderam aos critérios de privação de sono.

Para avaliar a saúde cardiovascular, os pesquisadores analisaram registros de hospitalização e informações de registro de causa de morte. Com base nisso, foi possível identificar diagnósticos de doenças cardíacas como doença cardíaca isquêmica (DIC), insuficiência cardíaca (IC), fibrilação atrial (FA) e acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores analisaram os dados por um período de acompanhamento de 14 anos. Segundo eles, os participantes do grupo com o sono mais compensatório (grupo 4) tiveram 19% menos chance de desenvolver doenças cardíacas em comparação com o grupo com o sono menos compensatório (grupo 1).

Entre aqueles indivíduos com privação diária de sono, aqueles que conseguiram atingir um sono mais compensatório aos finais de semana tiveram um risco 20% menor de desenvolver doenças cardíacas em comparação com aqueles que não conseguiram compensar o sono. A análise não encontrou diferença entre homens e mulheres.

“Nossos resultados mostram que, para a proporção significativa da população na sociedade moderna que sofre de privação de sono, aqueles que têm mais sono de recuperação nos fins de semana têm taxas significativamente mais baixas de doenças cardíacas do que aqueles com menos sono”, afirma Zechen Liu, coautor do estudo e pesquisador do Laboratório Estatal de Doenças Infecciosas.

Anterior

Brasil tem 212,5 milhões de habitantes, diz IBGE

Próximo

SES-TO destaca a importância dos voluntários em ambiente hospitalar

Próximo
Idemar José da Silva realiza visita nos leitos e atua no posso te ajudar. Luciana de Barros/Governo do Tocantins.

SES-TO destaca a importância dos voluntários em ambiente hospitalar

LEIA TAMBÉM

Segurança

Homem entra em sorveteria, furta potes de sorvete e foge de bicicleta

03/01/2026
Palmas

Tutora de pitbull que atacou idoso está proibida de deixar animal em via pública, determina prefeitura

03/01/2026
Palmas

Câmara autoriza doação de terreno na Avenida Siqueira Campos para que Poder Judiciário amplie Fórum de Palmas

03/01/2026
Palmas

IPTU: Palmas atualiza Planta de Valores em 4,46% com base na inflação

03/01/2026
Tocantins

Adolescente e jovem que caíram em poço são amigos e estavam em casa próxima ao local antes do acidente

03/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

MEC regulamenta Juros por Educação

03/01/2026
Educação

Proposta exige formação e registro para professores de educação física

03/01/2026
Tocantins

Cantor Ferrugem e família curtem pôr do sol em Palmas antes de passeio ao Jalapão

03/01/2026
Tocantins

Queda em poço de 6 metros no TO: o que se sabe sobre a luta pela sobrevivência de amigos

03/01/2026
Segurança

Homem é preso por agressão em Pedro Afonso

03/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • MEC regulamenta Juros por Educação
  • Proposta exige formação e registro para professores de educação física
  • Cantor Ferrugem e família curtem pôr do sol em Palmas antes de passeio ao Jalapão

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Foto: Divulgação/MEC

MEC regulamenta Juros por Educação

03/01/2026
edit post
Laura Carneiro: "Não é recomendável permitir que jovens sejam treinados por quem não tem formação" Foto: Divulgação

Proposta exige formação e registro para professores de educação física

03/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.