O dólar iniciou a sessão desta quinta-feira (30) em alta. Por volta das 9h05, a moeda americana avançava 0,23%, sendo negociada a R$ 5,3701. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h.
Os desdobramentos da política monetária americana e os movimentos diplomáticos entre EUA e China estão no centro das atenções dos investidores. Além disso, dados econômicos locais e o desempenho das empresas promete influenciar o rumo da bolsa brasileira.
▶️ Após reunião com Xi Jinping, Donald Trump anunciou um acordo para reduzir tarifas sobre produtos chineses. Em troca, Pequim se comprometeu a comprar soja americana e liberar temporariamente a exportação de minerais estratégicos. Apesar disso, o mercado reagiu com cautela.
▶️ Nos Estados Unidos, investidores acompanham os discursos de membros do Fed após o corte de 0,25 ponto percentual nos juros. Bowman fala às 10h55 sobre política monetária, e Logan participa de evento às 14h20.
▶️ No Brasil, o dia começa com a divulgação do IGP-M de outubro, índice usado como referência para reajustes de contratos e aluguéis. À tarde, saem os dados do Caged, com números sobre empregos formais, e o fluxo cambial, que mostra a entrada e saída de dólares no país.
▶️ Também pela manhã, o Tesouro Nacional apresenta o resultado primário do governo central referente a setembro. A divulgação será seguida de entrevista coletiva com representantes da pasta.
▶️ A temporada de balanços segue movimentando o Ibovespa, que fechou na véspera aos 148,6 mil pontos, o 18º recorde do índice em 2025. O destaque do dia é o resultado da Vale, que será divulgado após o fechamento do mercado e pode influenciar o desempenho da bolsa.






