A última semana do ano começa com previsão de chuvas, após um período marcado por calor intenso durante o Natal. Nesse intervalo do feriado, as precipitações ficaram mais concentradas sobre a Região Sul do país. Confira abaixo como será no Ano-Novo.
Segundo o Climatempo, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico permite que as instabilidades se intensifiquem e se espalhem com maior facilidade pelo país.
A virada do ano, ainda segundo o Climatempo, deve ter cenários distintos. Na Região Sul, a semana será marcada por calor e períodos de sol, além da chegada de uma nova frente fria, que deve manter a expectativa de temporais durante a tarde.
No Sudeste, a semana será de sol, com aumento de nuvens e pancadas de chuva no período da tarde, que podem ocorrer, principalmente, no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, além do interior e da região serrana do Rio de Janeiro.
No Centro-Oeste, o calor predomina, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30°C nas capitais. Na virada do ano, porém, a chuva deve voltar a ocorrer em Goiás, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter noite com céu nublado e sem instabilidades.
No Nordeste, a semana será de calor intenso, com possibilidade de pancadas de chuva. No Norte, o sol predominará durante o dia, com chuvas à tarde e risco de temporais mais intensos nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre.
Apesar das chuvas, a última semana será marcada por calor. As temperaturas não devem atingir extremos, como observados no Natal, mas a sensação de abafamento será percebida. A combinação entre calor e umidade mantém o risco de chuvas rápidas e intensas.
Previsão para esta segunda-feira (29/12)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas, com término previsto para a manhã desta segunda-feira (29/12), além de uma onda de calor que deve prevalecer durante a tarde em diferentes regiões do Brasil.
Os avisos de chuvas intensas e tempestades atingem os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Enquanto isso, os alertas de onda de calor atingem os seguintes estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com o Climatempo, a Região Sul — que inclui Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — apresentará chuva forte e temporais isolados. O dia será marcado por instabilidades na metade sul do Rio Grande do Sul, mas, ao longo do dia, a chuva avança para áreas do norte do estado, impulsionada pelo calor e pela umidade.







