O Telegramática, serviço gratuito de tira-dúvidas de Língua Portuguesa, celebra 40 anos de atividade em 2025, sendo considerado um sucesso no Paraná. A plataforma de atendimento “clássica” resistiu a quatro décadas, trocas de administrações e a ascensão de meios tecnologicamente mais rápidos.
A ferramenta, disponível por meio de consultas telefônicas e e-mail/portal, mantém uma média de mil atendimentos telefônicos mensais, mesmo na era digital. Mantido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba, o serviço esclarece dúvidas sobre crase, pontuação e ortografia, com destaque para o uso da vírgula, que lidera as solicitações.
Ao longo de quatro décadas, o Telegramática contabiliza cerca de dois milhões de atendimentos.
Dúvidas frequentes
As dúvidas abrangem ortografia, verbos, concordância, pontuação e acentuação. O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, destaca a relevância do atendimento personalizado em contraponto às ferramentas digitais. Segundo Neto, o Telegramática oferece uma “aula de gramática”, o que fideliza o público.
O serviço atende a um público diversificado, composto por revisores, jornalistas, advogados e estudantes, principalmente em fase de conclusão de teses, dissertações e TCCs, conforme Haudrey Foltran Cordeiro, gerente do Núcleo de Mídias Educacionais.
Uma das professoras da equipe, aponta que as dúvidas mais frequentes são sobre crase e pontuação, seguidas de hífen.
“As perguntas mais comuns são sobre crase e pontuação, seguidas de hífen”, conta.
A equipe de atendimento é formada pelas professoras Fabiane Roberta Mendes, Rita de Cássia Dias Fonseca e Flavia Nolasco Witoslawski.
Atendimento “clássico”
Embora haja a opção de envio de perguntas por e-mail/portal, a maioria dos usuários opta pelo contato telefônico. O Telegramática recebe consultas não apenas de moradores de Curitiba, mas também do interior do Paraná e de outros estados.
O escritor Gerson Maciel de Oliveira, usuário assíduo do serviço, ressalta o contato humano como um diferencial. Ele utiliza o Telegramática desde o início, buscando auxílio para aprimorar sua escrita.
“A tecnologia não pode substituir a criatividade do ser humano, ela ajuda, mas não sempre”, opina Oliveira.
O Telegramática foi um dos pioneiros no Brasil, inspirado no Grammarphone, serviço de tira-dúvidas de inglês implantado em Arkansas, EUA, em 1979. Na década de 1980, a versão curitibana surgiu de uma parceria entre a Prefeitura e a Telepar, então companhia estatal de telefonia fixa.Play Video
Serviço
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e mais informações podem ser encontradas no site da Prefeitura de Curitiba. Os telefones para contato são (41) 3350-3642 e (41) 3350-3645.