sábado, 13 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Dia D da Vacinação contra o Sarampo no Tocantins tem adesão de 136 municípios

Ascom por Ascom
11/08/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, agradeceu o trabalho já desempenhado pelos profissionais da SES-TO, contra o sarampo no Estado

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, agradeceu o trabalho já desempenhado pelos profissionais da SES-TO, contra o sarampo no Estado

CompartilharCompartilhar

Ananda Santos/Governo do Tocantins

Com objetivo de aumentar a imunização contra o sarampo no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no sábado, 09, o Dia D da Vacinação Contra o Sarampo, em parceria com Ministério da Saúde (MS), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).  A abertura oficial da programação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Moacir da Paixão, em Paraíso do Tocantins e no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Pereira Martins, em Palmas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Projetos culturais têm novos prazos de execução após publicação no Diário Oficial

Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc

13/12/2025

Sustentabilidade em foco: mais de mil metros quadrados de lona são entregues pelo Sebrae para reciclagem

13/12/2025

Dados parciais da Diretoria de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO apontam que 14.695 crianças e adultos compareceram às salas de vacina no sábado, 09.

Participaram do Dia D de Vacinação, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde (MS), Prefeitura de Paraíso; Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso (Semus/Paraíso); Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, agradeceu o trabalho já desempenhado pelos profissionais da SES-TO, contra o sarampo no Estado. “Quero agradecer toda a minha equipe, não tenho palavras para agradecer o trabalho de vocês, que independente do dia se organizaram e foram dar as mãos aos municípios para ajudar a combater os casos de sarampo, e assim temos feito. O vírus de sarampo veio importado de outro país, não estava circulante aqui no Estado, mas com todas as ações estamos conseguindo conter. E essa eficiência só é possível com o engajamento e movimento de cada um de nós, levando aos nossos amigos, familiares, filhos, netos, a conscientização de que precisamos atualizar o nosso cartão de vacina”.

“Eu gostei muito de vir vacinar a minha filha hoje, é muito importante para mim proteger ela contra doenças. Ainda mais com o Zé Gotinha e toda essa campanha, hoje foi muito especial”, afirmou a Vilma Bento, mãe da bebê Maria Louise que foi vacinada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Moacir da Paixão, Paraíso do Tocantins.

Segundo a secretária Municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas), Dhieine Caminski, “nós convidamos toda a população para fazer a cobertura vacinal contra o sarampo e também atualizar o cartão de vacina. Estamos buscando aumentar a cobertura vacinal e com a Missão Imunizar aqui em Palmas, em apenas 10 dias nós conseguimos atingir o nosso público alvo para um mês. Também estamos disponibilizando os demais imunizantes de rotina para todas as faixas etárias. Hoje a gente realiza o nosso 2º dia D, sábado passado aplicamos doses em 2.300 pessoas. Temos mobilizado muito também os nossos profissionais com formação e atualização, o nosso compromisso é muito claro, não ter caso de sarampo no município de Palmas e se tiver, vamos conseguir combater com a transmissão”.

 “O nosso município está bem positivo com as vacinações, mobilizamos toda a nossa equipe de saúde para ir até as residências conferir os cartões e trazer pacientes para a gente. Fizemos uma ação agora na quarta-feira, estendemos os nossos horários até às 19h da noite para atender pessoas que trabalham e alegam que não vem porque não tem tempo. Então tem sido bem positivo, estamos conseguindo fazer as imunizações, atualizar cartões, todos os profissionais também foram imunizados. Com o reforço da vacina a procura foi grande, as pessoas têm medo do sarampo, então a procura está positiva e nós estamos fiscalizando, monitorando e correndo atrás desses pacientes. Quem não vem até nós, nós vamos até eles nas suas residências”, afirmou a coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gentil Costa, Érica Noleto de Almeida.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/MS), Eder Gatti Fernandes relatou que, “manter o Brasil livre do sarampo é um desafio, porque embora a gente não tenha circulação do vírus aqui, nós temos mais de 9 mil casos de sarampo nas Américas. A Europa esse ano já registrou mais de 22 mil casos. Então, essa pressão externa existe, sobre termos casos de sarampo importado no nosso país. Tanto é que essa foi a mensagem que eu tentei passar ao secretário Carlos sobre que o que estava acontecendo lá Campos Lindos. O que aconteceu lá não foi um problema local, uma falha do município, foi uma eventualidade. E não foi a primeira vez, neste ano nós já tínhamos tido cinco outros casos importados de sarampo no nosso país. E nos cinco outros episódios que tivemos, nós conseguimos segurar. Já terminamos o trabalho em Campos Lindos, só que precisamos garantir a proteção dos outros municípios”.

“O Tocantins é um estado que vacina muito bem, as pessoas estão muito bem vacinadas. Entre as coberturas vacinais dos demais estados, Tocantins se destaca. Mas mesmo assim, é importante a gente fazer esse trabalho de buscar quem não se vacinou. E a ideia é a seguinte, se a pessoa não tem a comprovação, não esqueceu a caderneta, não perca tempo, faça a vacina. A vacina está disponível no SUS, nós estamos muito bem abastecidos. Temos mais de 10 milhões de doses no nosso estoque, temos condições de abastecer o estado para outras ações eventuais. Aqui no Tocantins nós temos gestores que estão preocupados pela sua população, e eu preciso falar isso e agradecer ao secretário Carlos Felinto. A equipe estadual foi maravilhosa em todo o momento, o pessoal não mediu esforços. Estamos falando de um estado que de fato está preocupado com a sua gente e em nome do Ministério da Saúde quero fazer esse agradecimento à gestão estadual, agradecer a todos vocês que fazem o SUS acontecer. Pelo empenho que todos têm para fazer a vacinação acontecer para não deixar o sarampo entrar no nosso país”, complementou, Eder Gatti Fernandes.

Anterior

Rede municipal de ensino de Palmas consagra mais campeões em diversas modalidades esportivas na fase regional dos Jets

Próximo

Prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanha Dia D de vacinação em Palmas e elogia esforço conjunto na imunização

Próximo
Foto: Flávio Cavalera

Prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanha Dia D de vacinação em Palmas e elogia esforço conjunto na imunização

LEIA TAMBÉM

Educação

Palmas vai sediar o Festival Latino-Americano de Cinema

13/12/2025
Educação

Propesq lança edital para seleção interna de projetos de infraestrutura na Amazônia com apoio da Finep

13/12/2025
Educação

Workshop reúne equipes administrativas do Câmpus de Palmas para formação, integração e fortalecimento da gestão

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Borra de café é transformada em ‘lenha ecológica’ para geração de energia limpa

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Nota recorde: produtor de 24 anos vence concurso de qualidade de cafés em Minas Gerais

13/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Saúde

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
Saúde

Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

13/12/2025
Segurança

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra policial militar filmado agredindo idoso em Guaraí

13/12/2025
Segurança

Em Tocantínia, Homem é preso após descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima

13/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal
  • Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar
  • Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

coldsnowstorm/Getty Images

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Jackyenjoyphotography/Getty Images

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.