por Ascom Detran/TO
Em um dia histórico que mobilizou os 139 municípios tocantinenses em prol das crianças e famílias, o Estado do Tocantins foi palco neste sábado, 28, do Dia D da Aliança pela Primeira Infância. Idealizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), a iniciativa contou com o apoio do Governo do Tocantins em diversas frentes.
No âmbito da educação e fiscalização, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), realizou oficinas de educação para o trânsito nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Paraíso do Tocantins e Xambioá, com o intuito de conscientizar as crianças e familiares sobre a importância de seguir as leis de trânsito, com foco especial no transportes envolvendo a primeira infância.
A gerente de educação para o trânsito, Hélida Christina Noronha, destaca a atuação do órgão no fortalecimento dos cuidados com a primeira infância. “Nós desenvolvemos um trabalho lúdico com uma abordagem mais descontraída, mas sempre com o objetivo de promover a educação para o trânsito com as crianças que estão na fase de desenvolvimento. Buscamos incentivar o uso correto de equipamento de segurança voltado a este público, como a cadeirinha, assento de elevação e bebe conforto. Reforçamos também quanto a proibição do transporte de crianças em motos”, pontua a gerente.
Dia D da Aliança pela Primeira Infância
O Dia D da Aliança pela Primeira Infância é uma grande mobilização dedicada à primeira infância, na qual cada prefeitura promoveu ações próprias, oferecendo atendimentos, orientações e serviços às famílias. Todo este trabalho visa fortalecer políticas públicas e ampliar os cuidados essenciais à primeira infância, que as crianças que se encontram na principal fase de desenvolvimento humano, a primeira infância.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE/TO





