A Cúpula de Líderes do G20 começa no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (18), com sessões de discursos de chefes de Estado sobre combate à fome e pobreza e reforma da governança global. Cada um dos mandatários dos países-membro terá cinco minutos para abordar cada um dos temas.
Na sede da Cúpula, o Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no centro da capital fluminense, o presidente Lula cumprimenta os líderes do G20 às 8h40, dando início ao primeiro dia de reuniões — que se estendem até terça-feira (19).
A primeira sessão de discursos da Cúpula começa às 10h e tem como tema o combate à fome e à pobreza. Neste momento também haverá o lançamento da Aliança Global contra Fome e Pobreza, iniciativa criada pela presidência brasileira do G20 e que tem adesão de 41 países.
Depois do almoço, às 14h30, haverá a segunda sessão, voltada a debater a reforma das instituições de governança global, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Este será o último momento para discursos no dia.
Em cada uma das mesas, os líderes dos países-membro têm direito à palavra por cinco minutos; os líderes dos países convidados, por três minutos; e os representantes das instituições internacionais, por dois minutos. A participação não é obrigatória.Play Video
Ao todo haverá três sessões de debates, que refletem as três prioridades da presidência brasileira no G20. A terceira sessão, contudo, acontece somente na terça-feira (19), segundo e último dia da Cúpula de Líderes do G20. Neste mesmo dia, há a cerimônia de transmissão da presidência do grupo para a África do Sul.