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Detran/TO realiza Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas

Ascom por Ascom
11/11/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
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Dados do setor de estatística do Detran/TO, apontam que, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 56 sinistros de trânsito com ciclistas. Créditos: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

Dados do setor de estatística do Detran/TO, apontam que, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 56 sinistros de trânsito com ciclistas. Créditos: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

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Gabriel Moraes e Nayna Peres/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), reforça a importância de conhecer e respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que reconhece a bicicleta como um veículo e estabelece direitos e deveres para quem pedala. Diante disso, o órgão realiza de 10 a 14 de novembro, a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas, com ações educativas em diversos municípios tocantinenses.  

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A campanha foi instituída pela Lei nº 4.204, sancionada em 20 de julho de 2023, e incluída no calendário oficial de eventos do Estado. O movimento visa promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas no trânsito com mais respeito por parte dos motoristas, além de estimular o debate sobre a importância do uso seguro da bicicleta como meio de transporte.

Dados

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), mais de 13 mil ciclistas perderam a vida no trânsito na última década, sendo que 60% das mortes foram causadas por atropelamento.

Dados do Detran/TO, que reúne as informações da gerência do órgão, Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Palmas e Araguaína, mostram que em 2024, houve 78 sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em rodovias estaduais. Em 2025, de janeiro a agosto, o órgão registrou 56 sinistros de trânsito com ciclistas.

Mais do que números, estes dados representam vidas e entre elas está a empresária e ciclista Joana Darque. A empresária, que possui uma paixão pelo ciclismo, foi vítima de um sinistro de trânsito, enquanto pedalava com amigos em Araguaína. O motorista não a viu e colidiu com ela, fazendo com que ela perdesse o controle da direção da bicicleta, caísse e ficasse inconsciente por algumas horas.

Joana passou por diversas cirurgias, no braço, cotovelo e na arcada dentária, sendo que em um destes procedimentos passou por complicações. Porém, o mais difícil para ela foi o período em que ficou sem pedalar.

“O ciclismo entrou na minha vida de uma forma que a mudou completamente. Quando fiquei parada este tempo todo, que foi quase um ano, cheguei a desenvolver depressão por acreditar que não iria me recuperar e poder pedalar novamente. Eu engordei mais de 10 kg, pois só ficava deitada em casa sem poder me movimentar. Claro que isso é passado, e agora faço o que mais amo, que é pedalar”, relata Joana. 

Dicas de segurança

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran/TO, Enildo Leite, destaca que a segurança do ciclista depende tanto do cumprimento das regras quanto da atenção dos condutores.

“O ciclista tem prioridade sobre os veículos motorizados e deve ser respeitado como qualquer outro usuário da via. Mas é fundamental que ele também siga as normas de circulação e sinalize seus movimentos. A segurança no trânsito é uma via de mão dupla, depende do comportamento de todos”, afirma Enildo.

Entre as principais orientações aos ciclistas estão:

·         Circular preferencialmente em ciclovias e ciclofaixas;

·         Quando não houver, manter-se à direita da pista, em fila única;

·         Evitar pedalar sobre a faixa de pedestres — nesses casos, é necessário descer da bicicleta e seguir a pé;

·         Não transitar nas calçadas, que são espaços exclusivos para pedestres;

·         Respeitar a sinalização, evitar manobras em zigue-zague e manter distância segura de veículos, especialmente ônibus e caminhões.

Além disso, o Detran/TO reforça a importância do uso de equipamentos de segurança, como capacete, refletores, luzes noturnas e retrovisores. Esses itens aumentam a visibilidade do ciclista e podem evitar acidentes graves.

Outra recomendação importante é para os motoristas: o CTB determina que a distância mínima de 1,5 metro seja respeitada ao ultrapassar ciclistas. Essa medida simples é essencial para preservar vidas e garantir uma convivência segura no trânsito.

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Com mobilização do Governo do Tocantins, Estado registra marca histórica de 95% de participação dos estudantes do Ensino Médio no Saeb 2025

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Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nos últimos meses uma campanha intensa de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que refletiu diretamente na taxa de participação histórica dos estudantes.

Para que os resultados do Saeb sejam considerados válidos e a escola tenha seu desempenho computado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é necessário atingir um percentual mínimo de 80% de estudantes participantes. Nesta edição a educação tocantinense conquistou uma participação expressiva dos estudantes. Do Ensino Fundamental, 96,15% dos estudantes do  5º ano e 95,68% do 9º ano realizaram a avaliação, enquanto no Ensino Médio 95,30% dos estudantes da 3ª série compareceram.

Com o papel de coordenar a mobilização de toda a rede, a Seduc promoveu orientação técnica e suporte pedagógico às escolas com a distribuição de recursos, formações continuadas de professores e o desenvolvimento de projetos educacionais que visam o avanço nos níveis de proficiência. Além disso, também foi lançada uma campanha nas redes sociais para incentivar as escolas da rede estadual a mostrarem a preparação para a aplicação das provas.

A campanha convidou estudantes, professores e gestores a compartilharem suas experiências e iniciativas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais, dando visibilidade às mobilizações e o engajamento estudantil.

As Superintendências Regionais de Educação (SREs) também tiveram um papel importante, atuando como o elo vital entre a Seduc e as unidades escolares, realizando o monitoramento das ações e fortalecendo a confiança no processo.

Nas unidades escolares, as equipes usaram da criatividade para promover ações motivacionais e pedagógicas envolvendo estudantes, professores e até as famílias. Foram realizados mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas, aulões especiais, competições interativas e jogos educativos, com o intuito de revisar os conteúdos de forma mais leve e dinâmica.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, revela que foi gratificante ver o empenho e a energia de cada equipe escolar nesse processo. "O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando", afirmou.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, Maria Eduarda Batista, fazer o Saeb foi uma experiência muito boa e diferente. "A gente se preparou o ano todo, quando vi as questões, percebi que já tinha estudado quase tudo parecido. Durante esse tempo, a escola incentivou a gente o tempo todo, fizemos vários vídeos com os professores, a direção e a coordenação, foi muito legal", comentou.

 

Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que tem como principal função produzir um diagnóstico abrangente sobre o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes etapas da educação básica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam do exame os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As redes estaduais e municipais utilizam os resultados da avaliação como um espelho da realidade educacional, permitindo que gestores, diretores e professores analisem a série de desempenho e planejem ações pedagógicas específicas, ajustadas às necessidades de cada escola e estudante.

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