Gabriel Moraes/Governo do Tocantins
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) assinaram nesta quinta-feira, 15, o termo de cessão de uso de bens móveis, na qual o departamento de trânsito cede à instituição equipamentos de segurança que irão reforçar as ações dos policiais militares durante as operações realizadas pelas equipes nesta temporada de praia, com o objetivo de reduzir os índices de sinistros, mortes e lesões no trânsito.
O órgão estadual de trânsito entregou três maletas com três etilômetros para realização de testes do bafômetro; três impressoras térmicas; 12 bobinas; seis carregadores AC/DC; seis cabos USB; três carregadores DC 12 volts para etilômetro; três carreadores DC 9 volts para impressora; 300 bicos descartáveis; pen drive instalador software e manual de instrução.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, esta entrega é o compromisso do órgão em trabalhar de forma conjunta com a PM e assim reforçar a segurança viária do estado nesta época do ano.
“O Detran/TO e a PM são órgãos parceiros em diversas operações que buscam coibir as infrações e crimes de trânsito, além de reduzir os altos índices de sinistros, mortes e lesões de trânsito. Cada pasta, dentro de suas atribuições institucionais, fortalece a missão que temos em promover um trânsito mais seguro, com condutores responsáveis e prudentes”, destacou o presidente.
Operação Álcool Zero
O Detran/TO e a PM, por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRed), realizam em conjunto a “Operação Álcool Zero” visam intensificar as ações operacionais preventivas e repressivas entre as forças de segurança durante o mês de julho com foco principal no combate à condução veicular sob a influência de álcool nos municípios tocantinenses.
Operação Verão Seguro
Acontece também, simultaneamente, a “Operação Verão Seguro” do Detran/TO. A iniciativa intensifica as ações de fiscalização e educação para o trânsito em diversas regiões do estado, com o objetivo de incentivar os condutores a respeitar a legislação de trânsito.
Entre os dias 11 e 14 de julho, durante a operação, o órgão abordou 1.200 veículos e realizou 843 testes de alcoolemia, dos quais 17 apresentaram resultado positivo. Também foram efetuadas 9 prisões em flagrante por alcoolemia. Ao todo, 23 veículos foram removidos, sendo 12 motocicletas e 11 automóveis. A Operação iniciou-se no dia 27 de junho e segue até o dia três de agosto.