As riquezas naturais do Jalapão, no Tocantins, estão novamente sob os holofotes da arte. O Sebrae e a Energisa, por meio do projeto Energia para Crescer, trouxe a renomada consultora e design de moda, Luiza Bomeny, às comunidades quilombolas Mumbuca e Carrapato, no Jalapão, para uma imersão no artesanato nativo da região. “A consultoria tem como objetivo apoiar a criação de uma coleção exclusiva de produtos a partir da palmeira do Buriti, espécie que é abundante no entorno da comunidade, valorizando a cultura local, a biodiversidade da região e promovendo geração de renda sustentável”, afirma a gerente do Sebrae, Milena Lima.
Referência em moda sustentável no Brasil, a design cumpriu a primeira etapa da agenda para o desenvolvimento do trabalho junto às artesãs locais. A analista técnica do Sebrae, Celina Soares, que acompanha a consultoria, explica que “nesta primeira visita ela conheceu as comunidades, o trabalho das artesãs e identificou as matérias-primas que poderão ser utilizadas nas peças a serem criadas”.
Luiza Bomeny relata que a imersão no Jalapão é uma oportunidade de conhecer o trabalho ancestral das artesãs das comunidades quilombolas, saberes transmitidos de geração em geração, mas muitas vezes esquecidos e expõe os desafios encontrados. “O primeiro é resgatar a utilização do buriti na comunidade do Carrapato, uma grande riqueza deste bioma brasileiro. O segundo é desenvolver uma coleção de moda e design em Capim Dourado, com peças mais contemporâneas e menos interferências de metais, plásticos e outros materiais sintéticos”, diz.
Para ela, “o design se afirma como agente transformador, permitindo que o artesanato local deixe de ser apenas souvenir para turistas e passe a ocupar seu lugar como peça de desejo no universo do design”, conclui.
Sobre
Luiza Bomeny é consultora de moda e design, diretora de arte e embaixadora no Brasil do Instituto Marangoni, Domus Academy e NABA.