sábado, 14 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Desembargador aposentado do TJTO, Moura Filho morre em São Paulo aos 78 anos

Cleber Toledo por Cleber Toledo
03/09/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) comunicou nesta terça-feira, 3, o falecimento do desembargador aposentado José de Moura Filho, aos 78 anos, em São Paulo (SP), onde estava internado há alguns meses. A causa da morte não foi divulgada. Com ingresso na magistratura em 1981 ainda por Goiás, iniciou a carreira pela Comarca de Sanclerlândia, passou pela de Miracema, e foi o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas. A atuação também conta com passagens pela presidência do Tribunal de Justiça (1999 a 2001) e do Tribunal Regional Eleitoral (1993 a 1994, e 2009 a 2011), bem como pela Corregedoria do Judiciário.

NOTAS PESAR

ARTIGOSRELACIONADOS

O Naturatins participou do Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo no Brasil, realizado em Pirenópolis - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Naturatins fortalece debates nacionais sobre Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis

13/02/2026
Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026

“Com extremo pesar, o Poder Judiciário do Tocantins foi informado do falecimento do desembargador José de Moura Filho na manhã desta terça-feira (3/9) em São Paulo, onde estava internado há alguns meses. 

O desembargador José de Moura Filho, juiz respeitado no judiciário tocantinense, natural de Pedro Afonso,  ingressou no serviço público em 1966 como Escrivão do Crime, antes de se formar em Direito pela Faculdade Católica de Goiás. Sua carreira na magistratura começou em Goiás, onde foi aprovado em concurso em 1981, iniciando sua trajetória na Comarca de Sanclerlândia.

Com a criação do Estado do Tocantins, Moura Filho assumiu a Comarca de Miracema e, em 1990, tornou-se o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas. 

Ao longo de sua carreira, ele ocupou diversos cargos importantes, incluindo a Presidência e a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), e também a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Em suas funções, destacou-se por seu compromisso com a justiça e pela condução de importantes comissões no TJTO. Foi também honrado com o Título de Cidadão Palmense, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao estado.

Aposentado da magistratura desde 2021, José de Moura Filho deixa um legado significativo no Judiciário tocantinense e será lembrado por sua dedicação e integridade. 

Ele era casado com Maria Edite de Souza Moura e tinha quatro filhos, aos quais prestamos nossas condolências, rogando a Deus que lhes traga conforto nesse momento de profundo pesar.”


Com imenso pesar recebemos a notícia do falecimento do desembargador aposentado José de Moura Filho, ocorrido na manhã desta terça-feira, 3, em São Paulo, onde estava internado há alguns meses. Como primeiro desembargador empossado em Palmas, José de Moura desempenhou com dedicação e responsabilidade toda sua trajetória no Tocantins.  Neste momento de profunda tristeza, expresso meus profundos sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus traga conforto e resignação a todos.

Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins


Em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e o corregedor e vice-presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, lamentam profundamente o falecimento do desembargador José de Moura Filho, ocorrido nesta terça-feira, 3, em São Paulo, aos 78 anos.  Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Nascido em Pedro Afonso em 14 de junho de 1946, José de Moura Filho iniciou sua trajetória jurídica em 1966, como escrivão do crime da Comarca de Pedro Afonso. Em 1989, foi promovido por merecimento a juiz de direito em Miracema do Tocantins e, em 1990, tornou-se desembargador pelo critério de antiguidade. Ao longo de sua carreira, dedicou-se à Justiça Eleitoral, contribuindo significativamente para a consolidação da democracia no Estado do Tocantins.

Como presidente do TRE-TO em duas oportunidades, nos períodos de 1993 a 1994 e de 2009 a 2011, o desembargador José de Moura Filho deixou um legado, sempre primando pela transparência e integridade do processo eleitoral.

Neste momento de imensurável perda, a Justiça Eleitoral do Tocantins se solidariza com a família e amigos do desembargador José de Moura Filho, rogando a Deus que conforte a todos e lhes conceda forças para superar esta dolorosa perda.


Recebi com pesar a notícia da morte do desembargador José de Moura Filho. Pioneiro, foi o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas. Deixou seu nome gravado na história da Justiça tocantinense. Deixo minha solidariedade a familiares e amigos.

Eduardo Gomes
Senador da República

Anterior

Investigação sobre atestados falsos começou após funcionário apresentar três dispensas suspeitas, diz polícia

Próximo

Rota da Fruticultura em Miracema

Próximo
Rota da Fruticultura tem como objetivo reunir produtores, agroindústrias, técnicos e o poder público - Foto: Divulgação

Rota da Fruticultura em Miracema

LEIA TAMBÉM

Brasil

Rosas de Ouro, Tatuapé e Vai-Vai desfilam nesta sexta em SP; veja ordem completa da 1ª noite no Anhembi

13/02/2026
Brasil

Corpo de cão Orelha é exumado; perícia pode revelar detalhes da morte

13/02/2026
Brasil

Acidente com 3 veículos e vazamento de gás mata motorista em MG

13/02/2026
Palmas

IPTU 2026: Palmas utiliza mapeamento a laser para atualizar cadastro de imóveis

13/02/2026
Palmas

Câmara de Palmas aprova projetos nas áreas social, educacional e administrativa

13/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
Agricultura e Pecuária

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
Saúde

Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

13/02/2026
Saúde

Cardiologistas explicam quais são os principais sintomas do infarto

13/02/2026
Saúde

Agonorexia: o que é o novo efeito colateral das canetas emagrecedoras

13/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo
  • Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro
  • Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Relatório mostra que 183 país têm alguma atividade relacionada à produção e ao mercado de orgânicos — Foto: Roberta Pessoa

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
edit post
Feijão foi uma das culturas que apresentou crescimento no período — Foto: Wenderson Araújo / CNA

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.