Desde frete grátis a pontos que podem ser trocados por produtos, o varejo têm realizado diversas estratégias para aumentar suas vendas e conquistar o público. Nesse cenário, 84% dos consumidores afirmaram participar de programas de fidelidade, diz o estudo CX Trends 2024 da Octadesk em parceria com o Opinion Box.
Entre os principais motivos para os brasileiros se inscreverem nos programas de benefício, a facilidade de acumular recompensas ou benefícios, como milhas e outros produtos, é a que chama mais a atenção.
Além disso, descontos especiais em futuras compras também são valorizados por 44% dos consumidores, enquanto 43% valorizam o acesso a produtos ou serviços gratuitos. Já 29% gostam de brindes ou presentes e 14% apreciam acesso a eventos exclusivos.
Mahara Scholz, Head de Receita da Octadesk, explica que as empresas se beneficiam com os programas de fidelidade à medida que é possível aumentar a taxa de retenção dos clientes e estimular uma futura recompra na loja.
“Hoje, adquirir um novo cliente é muito caro. E a partir do momento que consigo vender mais para um cliente só, eu acabo criando uma margem maior sobre cada cliente, no final das contas”, explicou ela.
A Amazon Prime é um dos exemplos desse movimento, que além de oferecer frete grátis e serviços de streaming, realiza anualmente um evento de descontos exclusivos.
Inclusive, atualmente quase metade dos brasileiros assinam serviços premium, de acordo uma pesquisa da NielsenIQ feita em parceria com a Amazon Brasil.
Scholz salienta que os brasileiros estão acostumados com esse tipo de estratégia, pois “tem o comportamento de sempre negociar, independente do modelo”, e gostam de se sentir parte de uma comunidade, de um grupo seleto.
Segundo a especialista, o primeiro programa de fidelidade começou aproximadamente em 1981, com a American Airlines, em um momento que somente grandes corporações realizavam esse tipo de benefício.
“E agora é muito mais simples para, literalmente, qualquer empresa começar a construir seu próprio programa de fidelidade. Aconteceu a democratização do programa de fidelidade”, concluiu ela.
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