Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
Em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro, o delegado Charles Arruda, titular da 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (2ª DAV – Araguaína), esteve na noite de quinta-feira, 9, na Escola Municipal José Henrique dos Santos, no distrito de Araçulândia, zona rural de Wanderlândia, onde ministrou uma palestra sobre o combate à violência contra a pessoa idosa.
O evento foi direcionado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam na unidade, além de servidores e membros da comunidade. Atendendo ao convite feito pela direção da escola, o delegado Charles abordou, durante cerca de duas horas, todos os aspectos que envolvem a violência contra o idoso. Na oportunidade, explicou de forma clara e acessível os direitos e garantias assegurados pelo Estatuto do Idoso.
Durante a palestra, a autoridade policial também destacou as ações que a Polícia Civil, por meio da 2ª DAV, tem desenvolvido para investigar crimes de qualquer natureza praticados contra pessoas idosas. Ao final do encontro, o delegado esclareceu dúvidas do público e orientou sobre como denunciar casos de violência contra idosos.
Ele também conclamou toda a população a se unir à Polícia Civil e às demais forças de segurança no esforço de erradicar a violência contra a pessoa idosa, que, infelizmente, muitas vezes ocorre dentro das próprias residências e é praticada por parentes ou pessoas próximas das vítimas.
O delegado Charles ressaltou a importância de iniciativas como esta, que, além de conscientizar as pessoas idosas sobre seus direitos, aproximam a comunidade da Polícia Civil, fortalecendo o elo de confiança já existente.
“Esse foi um momento de muita reflexão e aprendizado, no qual conseguimos dialogar diretamente com uma parcela da população que ainda é vítima de crimes de diversas naturezas. Agora, mais conscientes sobre seus direitos, essas pessoas podem fazer denúncias e alertar sobre situações potencialmente perigosas, que podem ser evitadas”, frisou a autoridade policial.