Na tarde desta quarta-feira, 26, a equipe da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína) e órgãos parceiros promoveram a quarta edição do Projeto Fênix, levando serviços e acolhimento às mulheres do setor Vila Azul, em Araguaína.
Idealizado pela 3ª DEAM, o Projeto Fênix é realizado em alusão ao mês da mulher e tem como público-alvo mulheres que residem em bairros com alto índice de violência doméstica. Nesta edição, aproximadamente 200 mulheres foram beneficiadas com serviços gratuitos, incluindo atendimento de saúde, assistência jurídica e embelezamento.
Além da oferta de serviços essenciais, as participantes puderam assistir a palestras sobre o enfrentamento à violência doméstica, emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizar exames e participar de sorteios de brindes.
A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian, explica que o setor Vila Azul foi escolhido para receber o evento por ter sido apontado, em 2023, como um dos bairros com maior incidência de casos de violência contra a mulher. “O Projeto Fênix é uma forma concreta de levar apoio, informação e serviços fundamentais para mulheres que estão em situações vulneráveis. Nosso compromisso é trabalhar para que todas possam viver sem medo e com dignidade, sabendo que não estão sozinhas”, destacou.
A ação contou com a colaboração de diversos parceiros institucionais, entre eles a Prefeitura de Araguaína, Câmara Municipal, Senac Araguaína, Itpac Araguaína, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Unopar, Instituto de Criminalística e Universidade Católica.
A iniciativa reforça a importância de garantir não apenas reconhecimento simbólico às mulheres, mas também direitos e segurança efetivos. “Ressalto que mais do que flores e chocolates, nós, mulheres, precisamos ter nossa segurança e direitos garantidos”.