A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para risco de incêndios devido às condições climáticas como a baixa umidade do ar, predomínio do sol durante o dia e a falta de chuvas nesta semana. Além disso, as manhãs terão predominância de nevoeiros e temperaturas mais baixas.
Entre o sábado (12) e a última segunda-feira (14) uma massa de ar seco manteve o tempo estável em grande parte do território paulista, com predomínio do sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar deve seguir baixa, com índices de até 30%, principalmente nas regiões do Noroeste Paulista, que estão sob maior risco para incêndios florestais.
De acordo com a entidade, os incêndios florestais são considerados uma das maiores ameaças à biodiversidade e conservação ambiental atualmente. Eles causam não só a morte de animais silvestres, mas também prejudicam a vegetação, aumentando a poluição do ar e diminuindo a fertilidade do solo, além do risco de acidentes com queimaduras.Play Video
Por isso, a Defesa Civil recomenda para que “a população evite acender fogueiras, soltar balões, descartar cigarros ou utilizar qualquer equipamento que possa provocar fogo em áreas de vegetação”.
A previsão da Climatempo para os próximos 15 dias mostra que nesta quarta-feira (16) a umidade relativa do ar será a mais baixa, com 28%. A mais alta será no dia 29 de julho, com 97%.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município de Itapira registrou a menor umidade relativa do ar na terça-feira (15), sendo 21%.
Os mapas da Defesa Civil para riscos de incêndio mostram as áreas com maior probabilidade.
Confira os mapas para os próximos dias:
- Amarelo: risco baixo
- Laranja: risco alto
- Vermelho: alerta
- Roxo: emergência




Na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), o alerta vermelho predomina a maior parte do estado. Já no sábado (19) e no domingo (20), as regiões que estavam em risco baixo, de alerta amarelo, diminuem e já não estarão em alerta.