terça-feira, 1 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Economia

Defasagem da gasolina e diesel dispara e gera alerta para inflação; entenda

Segundo Abicom, defasagem média do diesel nas refinarias da Petrobras, em relação ao preço praticado no Golfo do México chegou a 22% na última sexta-feira (17)

CNN por CNN
20/01/2025
em Economia
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Vendas de etanol das usinas cresceram 2,5% em dezembro

Preço do diesel não é reajustado há 383 dias nas refinarias da estatal, e da gasolina, há 188 dias — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

CompartilharCompartilhar

Uma forte escalada do preço do petróleo no mercado internacional, desta vez impulsionada por um novo pacote de sanções contra o setor energético russo, chega ao Brasil em um momento em que a Petrobras está com os preços bastante defasados, atingindo patamares que em 2023 obrigaram a companhia em agosto a reajustar o diesel em 25% e a gasolina em 16%.

Um eventual aumento agora, para reduzir ou anular essa defasagem, teria impacto na inflação de 2025, principalmente a de fevereiro, mas traria alívio para importadores e produtores de etanol, que estão perdendo espaço nos postos de abastecimento diante dos preços estagnados dos dois combustíveis.

ARTIGOSRELACIONADOS

Governo pode rever projeção para PIB mais uma vez neste ano, diz Haddad

Haddad: Pode gritar e falar, vamos continuar fazendo justiça tributária

30/06/2025
Governo lança Plano Safra com foco em pequenos produtores

Governo lança Plano Safra com foco em pequenos produtores

30/06/2025

Segundo dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem média do diesel nas refinarias da Petrobras, em relação ao preço praticado no Golfo do México chegou a 22% na última sexta-feira (17), enquanto na gasolina ficou em 13%.

Mesmo na Refinaria de Mataripe, que reajusta seus preços semanalmente, o óleo diesel está sendo vendido 11% abaixo do mercado internacional, e a gasolina a um preço 7% inferior.

O preço do diesel não é reajustado há 383 dias nas refinarias da estatal, e da gasolina, há 188 dias. No dia 1º de janeiro a estatal elevou o querosene de aviação (QAV), cujos reajustes mensais são por contrato, em 7%.

“Não é necessário a Petrobras trabalhar com uma defasagem tão alta. Prejudica não só importadores como produtores de etanol. O câmbio não tem expectativa de redução enquanto não houver equilíbrio fiscal, e o petróleo só aumenta. Se a companhia praticar um preço só um pouco abaixo da defasagem já ganha muito dinheiro”, disse ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o presidente da Abicom, Sérgio Rodrigues.

Inflação

Para o economista e coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz, será difícil a petroleira evitar um reajuste diante dessa defasagem por muito tempo.

Segundo ele, a expectativa é de que os combustíveis sejam reajustados em breve, o que vai pesar na inflação de janeiro e principalmente de fevereiro. No caso do índice oficial de inflação, Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a maior preocupação é a gasolina, que compromete 5% do orçamento familiar no Brasil.

“Várias pressões inflacionárias estão se acumulando, já tivemos aumentos importantes no transporte público, teremos alta nas mensalidades escolares e no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Acredito que a gasolina, que compromete 5% do orçamento familiar, terá reajuste em breve. A desvalorização cambial acumulada e a nova tendência de alta do petróleo indicam que isso deve acontecer”, explicou Braz ao Broadcast.

Segundo ele, porém, em janeiro o impacto inflacionário não será tão grande, graças ao bônus da Usina Hidrelétrica de Itaipu que permitirá a conta de energia cair 13% em média.

“Isso fará o IPCA recuar algo em torno de 0,50 ponto percentual em janeiro, o problema será em fevereiro”, explicou, ressaltando que em fevereiro as mensalidades escolares terão subido e a conta de luz voltará ao normal.

“O IPCA de janeiro poderá ficar em torno de 0,2% e a de fevereiro acima de 1%”, estimou Braz.

Para ele, o cenário da inflação dos próximos meses também dependerá do comportamento do câmbio, que se por um lado estimula as exportações, o que é bom para a balança comercial do país, por outro turbina os preços internos.

“Ao exportar, a oferta doméstica reduz o que pressiona a inflação, e torna mais caro tudo o que importamos, como trigo e gasolina”, explicou Braz.

Mercado

De acordo com a analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Isabela Garcia, o petróleo atingiu o maior patamar desde outubro do ano passado, puxado pelo pacote de sanções contra o setor de energia da Rússia.

“Na tentativa de restringir e limitar os ganhos que o governo russo tinha com as exportações de petróleo, derivados e gás natural, as novas restrições acabam englobando produtores de petróleo e gás importantes, além de adicionar 183 navios, traders, seguradoras e outros agentes que estão envolvidos na movimentação de produtos russos no comércio internacional a essa lista de sanções”, explicou Garcia, destacando que esse movimento aumenta os riscos e a dificuldade de se negociar, transacionar os produtos russos no mercado internacional.

Ela destacou que já existe uma preocupação da disponibilidade do petróleo russo no mercado internacional, num contexto de um balanço de oferta e demanda global já apertado, considerando que Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem feito restrições sobre a oferta do grupo no começo deste ano.

“Se tem preocupações de que os países que dependem muito do petróleo russo, como Índia e a China, se voltem para outros fornecedores nesse curto prazo para atender a necessidade doméstica, enquanto se tem um cálculo ou esperam maiores direcionamentos dos próprios governos e buscam também alternativas para as novas sanções”, afirmou a analista, lembrando que o movimento contra a Rússia era especulado há um tempo no mercado, e já se tinha preocupações de que o novo governo de Donald Trump poderia endurecer sanções contra países como a Rússia, Venezuela e Irã.

Petrobras

No final do ano passado, quando o petróleo ainda não tinha batido os US$ 80 o barril, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse em entrevista ao Canal Livre, da Band News, que não havia intenção em mexer nos preços, e que a empresa estava ganhando dinheiro mesmo com os preços “abrasileirados”.

Também em entrevista exclusiva ao Broadcast no último dia do ano, o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Fernando Melgarejo, afirmou que não havia “correria para reajustar os combustíveis”.

Perguntada sobre um possível reajuste no preços dos combustíveis, a estatal não havia se manifestado até a publicação deste texto.

Anterior

Trump lança criptomoeda pouco antes da posse e valor dispara; veja

Próximo

Davos 2025: fórum econômico mundial começa nesta segunda (20)

Próximo
Davos 2025: fórum econômico mundial começa nesta segunda (20)

Davos 2025: fórum econômico mundial começa nesta segunda (20)

LEIA TAMBÉM

Palmas

Junina Cafundó do Brejo é a grande campeã da 33ª edição do Arraiá da Capital

30/06/2025
Palmas

Saúde de Palmas mantém cronograma semanal fixo para garantir cobertura da vacina BCG e evitar desperdício de doses

30/06/2025
Tocantins

Prefeitura de Tocantínia realiza comemoração dos aniversariantes do trimestre nesta segunda-feira (30)

30/06/2025
Educação

“Enem dos Professores”: pedidos de isenção de taxa começam nesta 2ª (30)

30/06/2025
Saúde

Depressão aumenta o risco de doenças crônicas, revela estudo

30/06/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Tocantinópolis precisa de sequência positiva na reta final da 1ª fase da Série D para se classificar

30/06/2025
Palmas

Prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Velozo, reúne secretariado e reafirma continuidade da gestão

30/06/2025
Palmas

Cães de moradores das Arsos recebemcoleiras repelentes para prevenção do calazar em Palmas

30/06/2025
Palmas

Frequentadores do Parque da Pessoa Idosa participam de palestras educativas e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular

30/06/2025
Esportes

Eliminado, Messi cita gosto amargo em empate com Palmeiras: “Nos fez enfrentar o PSG”

30/06/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Tocantinópolis precisa de sequência positiva na reta final da 1ª fase da Série D para se classificar
  • Prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Velozo, reúne secretariado e reafirma continuidade da gestão
  • Cães de moradores das Arsos recebemcoleiras repelentes para prevenção do calazar em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Tocantinópolis precisa de sequência positiva na reta final da 1ª fase da Série D para se classificar

Tocantinópolis precisa de sequência positiva na reta final da 1ª fase da Série D para se classificar

30/06/2025
Prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Velozo, reúne secretariado e reafirma continuidade da gestão

Prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Velozo, reúne secretariado e reafirma continuidade da gestão

30/06/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.