Ao longo de mais de 40 anos de carreira na música, Madonna, 65, lançou 14 álbuns de estúdio. Seus primeiros singles, “Everybody” e “Burning Up”, lançados em 1982, foram sucesso instantâneo e abriram as portas para quem viria a ser a “rainha do pop”.
Na música, Madonna foi a grande responsável por criar tendências do pop e redefinir moldes da época.
De 1983 (data de seu primeiro álbum de estúdio) a 2019 (seu último disco até o momento), Madonna foi referência e conquistou uma legião de fãs com músicas polêmicas, cativantes e dançantes.
A estrela pop desembarca no Brasil, em 4 de maio, para um show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde poderá performar grandes hits.
Pensando nisso, a CNN explica mais sobre a discografia da artista – e as principais músicas de sua carreira.
Conheça a discografia completa de Madonna
O primeiro álbum de estúdio de Madonna foi lançado em 1983, quando a artista, na época com 24 anos, assinou contrato com a Sire Records, propriedade da Warner Bros. Records. O projeto autointitulado lançou os hits “Holiday” e “Lucky Star” e chegou a alcançar a posição de número oito na Billboard 200 (lista dos álbuns mais vendidos dos Estados Unidos).
O “Madonna” também conquistou cinco vezes o certificado de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Em seguida, no ano de 1984, Madonna se lançou em um dos discos de maiores sucesso de sua carreira: “Like a Virgin“. O álbum a lançou ao estrelato e a faixa-título tornou-se um hino e solidificou o status de Madonna como ícone. Foi nesse álbum, também, que a artista deu lugar aos temas provocativos que marcariam o início de seu reinado como “provocadora”. “Material Girl” também é um grande destaque do disco.Madonna – Like A Virgin (Official Video)
Em 1986, Madonna continuou o estrelato com o “True Blue“, álbum também de destaque da artista, que mostrou mais de sua versatilidade. Faixas como “Papa Don’t Preach” e “Live to Tell” caíram no gosto do público e a estrela pop também teve a oportunidade de mostrar seu lado social, abordando tópicos relevantes na época.
O final dos anos 80 e início dos anos 90 viram Madonna em seu auge. Em 1989, ela lançou o “Like a Prayer“, que é frequentemente chamado de um de seus melhores trabalhos. A faixa-título foi ainda acompanhada por um polêmico videoclipe que abordava questões de raça e religião. O trabalho também foi o seu terceiro álbum número um na Billboard 200, sucedendo os anteriores.Madonna – Like A Prayer (Official Video)
Em 1992, após encerrar o contrato com a Sire e fundar a Maverick Records, Madonna lançou o “Erotica“. O disco ganhou dois certificados de platina nos Estados Unidos, e totalizou aproximadamente 6,7 milhões de cópias vendidas no mundo todo. “Rain” e “Deeper and Deeper” são os grandes destaques.
Em 1994, Madonna lançou seu sexto álbum de estúdio, o “Bedtime Stories“. Este, conquistou três certificados de platina pela RIAA e traz “Secret” e “Human Nature” como faixas destaque.
Madonna lançou, então, o “Ray of Light“, álbum que foi responsável por fazer a cantora voltar ao estrelato. O disco debutou em número 2 na Billboard 200, com 371 mil cópias vendidas apenas na primeira semana e tornou-se um dos mais vendidos daquele ano e de sua carreira.
No ano 2000, Madonna lançou seu oitavo disco de estúdio, “Music“, que estreou direto em número um na Billboard 200. Este foi o quarto de sua carreira e o primeiro em 11 anos a atingir tal número, que não conquistava desde o lançamento de “Like a Prayer”. Em 2003, Madonna lança o “American Life“, que se tornou, então, seu quinto disco número um nas paradas.
Em 2005, Madonna voltou às raízes dance-pop com o “Confessions on a Dance Floor”. Combinando batidas inspiradas na discoteca com refrões cativantes, o álbum foi responsáveis por mais grandes sucessos de sua carreira, como “Hung Up” e “Sorry”.
“Heart Candy” (2008), “MDNA” (2012) e “Rebel Heart” (2015), sucederam a discografia de Madonna e foi com o “Madame X“, em 2019, que a artista alcançou maiores marcos outra vez.
“Madame X” viu Madonna se reinventar completamente ao experimentar novos sons e colaborar com variados artistas. Este álbum mostrou sua capacidade de permanecer inovadora mesmo depois de décadas sob os holofotes. “Medellín”, com Maluma, e “Faz Gostoso”, com Anitta, são faixas que ganharam destaque em prova disso.
Comentários sobre este post