O professor de História Dionathan Soares Fragoso, conhecido como Nathan, não esconde o orgulho de fazer parte do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizado em Guaraí. O jovem, que é um professor de destaque na escola, foi aluno no ano de 2008 e parte de 2009, onde cursou um ano e meio do Ensino Médio na mesma instituição de ensino em que trabalha. Pela diferença que ele faz na sala de aula, a sua história está sendo compartilhada no Dia do Professor. No Tocantins, o Governo do Estado tem promovido políticas de valorização aos professores da rede estadual, como a instituição do Prêmio Escola que Transforma e a Política de Bem-Estar Profissional (ProBem), que visa valorizar a qualidade de vida no trabalho.
O professor Nathan é aquele profissional que inspira estudantes e colegas, pela história de vida, pelo compromisso com a arte de aprender. Ele nasceu numa família simples e, desde cedo, percebeu que para alcançar os seus objetivos precisava dar uma atenção especial aos estudos. Nathan também fez sucesso como aluno, era dedicado e gostava muito de ler.
“Trabalhar na mesma escola em que estudei é um privilégio, pois faço parte da história de uma instituição com excelente reputação, sendo a primeira escola da cidade, fundada em 1962. Sinto-me parte dessa história, o que fortalece a minha identidade e reflete quem sou. Compartilho essa conexão com meus estudantes nas aulas de História, para que eles também possam se sentir parte dessa trajetória”, comentou.
O professor Nathan é historiador e teólogo, tem um profundo interesse pela história do Brasil e do Tocantins. Ele é graduado em História pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e tem mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Um professor que ama o que faz
“Escolhi a educação porque acredito que ela pode transformar vidas, assim como transformou a minha para melhor, especialmente a educação pública. Sei que muitos adolescentes precisam de profissionais que acreditem em seus sonhos. Além disso, minha paixão pelo ensino de humanas e o desejo de compartilhar o que sei com outras pessoas foram grandes motivadores”, afirmou Nathan.
A educadora Suilan da Costa e Silva Macedo, que trabalha na escola há 18 anos, lecionou Geografia para Nathan. Atualmente ela é a coordenadora pedagógica da Área de Humanas. “Ele sempre foi um aluno dedicado, estudioso e lia bastante. Agora como professor continua sempre muito bem organizado, dinâmico, inteligente. Os estudantes gostam muito de suas aulas. Nathan sempre está disposto a nos ajudar. Ele é um exemplo de pessoa que conseguiu os seus objetivos por meio dos estudos”, contou.
O que faz de Nathan ser um professor de sucesso
Neste ano, o professor Nathan foi responsável por levar duas equipes de estudantes para a fase final e presencial da 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
Essa foi uma ação que fez a diferença na vida dos alunos, que viajaram de avião, visitaram pontos turísticos e históricos e interagiram com estudantes de outros estados, além de todo o conhecimento adquirido com os estudos.
O professor também criou muitas interações com os estudantes enquanto cursava o mestrado Profissional em Ensino de História. A sua dissertação teve como tema “Estradas e Histórias: A rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí”. Os estudantes visitaram moradores que relataram fatos históricos.
Nathan voltou para a escola Oquerlina Torres, em 2021, como professor contratado e não poderia ser diferente, tamanha a sua dedicação, ele foi aprovado no último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em 2023, e atualmente faz parte do quadro de servidores efetivos.
A lição mais importante compartilhada pelo professor Nathan é que é possível conquistar espaços e ser um vencedor. Basta acreditar na educação e nas histórias que os livros contam. Para Nathan, a escola representa um caminho para que os jovens alcancem crescimento intelectual e pessoal e façam parte de uma sociedade transformadora.