A seleção de Curaçao se classificou para a Copa do Mundo de 2026 nessa terça-feira (18/11), após empate com a Jamaica por 0 x 0. A partida, porém, chamou a atenção por um fato inusitado: nenhum jogador do elenco que garantiu a classificação inédita nasceu no país.
Esta é a primeira vez na história dos mundiais que isso ocorre. Os 24 convocados que disputaram as Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe nasceram na Holanda – mas podem representar Curaçao, já que o país caribenho faz parte do Reino dos Países Baixos.
Durante 1954 e 2010, Curaçao fazia parte das Antilhas Holandesas, assim como Aruba, Bonaire, Santo Eustáquio e São Martinho. Ao fim deste período, o país se separou do restante, mas ainda como território pertencente à Holanda.
Por esse motivo, os cidadãos do país localizado no Caribe recebem passaportes holandeses.
Curaçao é um dos classificados pelas Eliminatórias da América do Norte e Central. A seleção ficou em primeiro lugar no Grupo B. Além dela, também garantiram vaga Haiti e Panamá. Suriname e Jamaica vão à repescagem para a última chance de jogar a Copa.






