A Cúpula do BRICS começa a ser sediada na capital carioca, a partir desta sexta-feira (4). O evento mobiliza reuniões técnicas e encontros de chefes de Estado e, em função da agenda internacional, a Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (4) e feriado municipal na segunda-feira (7), para servidores públicos municipais.
Com o feriado e o ponto facultativo, alguns dos serviços públicos e estabelecimentos comerciais podem ter o seu funcionamento afetado. Um esquema especial foi organizado para garantir o suporte à população e à logística da cúpula. Veja como fica o esquema a partir desta sexta (4):
Funcionamento normal
Serviços públicos, como segurança, saúde e limpeza urbana, seguem operando normalmente. Hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e centros de emergência regionais estarão abertos todos os dias. O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará das 8h às 22h, enquanto o SCCS (Super Centro Carioca de Saúde), em Benfica, terá horário estendido, com exceção de domingo (6).
Clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínicas também manterão o atendimento de sexta a segunda, fechando apenas no domingo.
A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) deve garantir a limpeza da cidade, com cerca de 3 mil funcionários atuando em pontos estratégicos durante o evento.
Comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, shoppings, centros culturais e academias permanecem abertos. Também seguem funcionando normalmente empresas de jornalismo, indústrias de determinadas áreas da cidade e estabelecimentos com trabalho remoto ou híbrido.
Transporte e trânsito
Mesmo com o funcionamento normal do transporte público e rodoviário, diversas mudanças no trânsito foram implementadas nas regiões próximas aos locais da Cúpula.
A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) mobilizou 130 operadores de tráfego por dia para atuar em pontos estratégicos da cidade, principalmente nas avenidas Brasil, Atlântica, Vieira Souto, Linha Vermelha e Linha Amarela.
Drones e câmeras do COR (Centro de Operações Rio) também reforçam o monitoramento do trânsito. As faixas reversíveis estarão suspensas na sexta-feira (4), incluindo as da orla da Zona Sul e da Avenida Jardim Botânico.
Funcionamento impactado
O Santos Dumont terá as operações suspensas para pousos e decolagens entre domingo (6) e segunda-feira (7), com exceção de voos autorizados.
Entre 6h e 8h desta sexta-feira (4), para um treinamento das forças de segurança, o Aterro do Flamengo será interditado; e, a partir das 12h do sábado (5) até a noite de segunda-feira (7), para veículos e pedestres. Assim, somente comitivas oficiais poderão circular na área.
A Avenida Atlântica também será fechada, a partir das 22h do sábado (5), com interdição total no domingo (6) e na segunda-feira (7). A Praia do Flamengo terá restrições noturnas entre sábado (5) e segunda (7), das 20h às 3h, com acesso controlado nos demais horários.
As feiras de Copacabana e arredores estarão suspensas durante os dias do evento, incluindo a Feira Noturna da Avenida Atlântica e a Feirarte Lido.
Na Zona Sul e no Aterro do Flamengo, as áreas de lazer também ficarão inativas no domingo (6) e na segunda-feira (7), bem como os treinos nas APCCs (Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição).
O expediente para servidores municipais, inclusive das escolas públicas, também será suspenso até segunda-feira (7), exceto para os profissionais envolvidos em serviços essenciais.
Orientações para a população
Segundo a Prefeitura do Rio, a população deve evitar vias com grande circulação de autoridades estrangeiras, como a avenida Brasil, Linha Vermelha, Túnel Marcelo Alencar, Enseada de Botafogo e avenida Atlântica.
O uso de bicicletas, patinetes e outros veículos leves está proibido em áreas com bloqueios, além dos pedestres utilizarem faixas de travessia e ficarem atentos à movimentação das comitivas.