sábado, 28 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Cultivo da cevada avança no Paraná com ajuda de pesquisas

Produção da cultura de inverno é um dos temas do Show Tecnológico da Fundação ABC

Globo Rural por Globo Rural
10/09/2025
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Área cultivada com cevada no Paraná aumentou 20%, para 96,9 mil hectares — Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Área cultivada com cevada no Paraná aumentou 20%, para 96,9 mil hectares — Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

CompartilharCompartilhar

Com uma produção estimada em 423 mil toneladas para 2025, volume 43% superior às 296 mil toneladas colhidas em 2024, a cevada tem registrado crescimento expressivo no Paraná. Neste ano, a área cultivada teve aumento de 20%, para 96,9 mil hectares ante os 80,5 mil hectares de 2024.

Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, mostram o avanço da cultura da cevada na região. O assunto é um dos destaques do Show Tecnológico Inverno, promovido pela Fundação ABC – instituição de pesquisa mantida pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal – nesta quarta (10/9) e quinta-feira (11/9).

ARTIGOSRELACIONADOS

Ganho no preço final do algodão acaba sendo acompanhado por um salto nos custos operacionais — Foto: Ampasul/Divulgação

Apesar da alta nos preços do algodão, guerra pode prejudicar demanda

28/03/2026
Hortaliças e outros produtos básicos do dia a dia podem ficar mais caros — Foto: Canva/Creative Commons

Como a guerra no Irã impacta o preço dos alimentos no Brasil?

28/03/2026

Esta será a 9ª edição do evento, que ocorrerá no Campo Demonstrativo e Experimental da Fundação, em Ponta Grossa (PR). A programação voltada às culturas de inverno reunirá produtores, técnicos e pesquisadores do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e contará com a participação de 25 empresas parceiras.

Segundo o pesquisador da Fundação ABC, Hélio Joris, o papel da pesquisa na expansão da cevada na região será evidenciado. “A instalação da Maltaria Campos Gerais só foi possível porque existem variedades adaptadas. A história da cevada no Brasil está ligada ao desenvolvimento de variedades que garantem produtividade e qualidade para a produção de malte e cerveja. Vamos mostrar essa evolução, desde as primeiras cultivares até as atuais, e discutir manejo, doenças e nutrição da planta”, comenta.

Também estarão presentes Noemir Antoniazzi, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), especialista em melhoramento genético da cevada, Giovanni Kochinski, do setor de Fitopatologia da Fundação ABC, e Gabriel Barth, do setor de Solos e Nutrição de Plantas.

Produtividade

Conforme o Deral, para que o ganho de produção projetado da cevada se concretize é necessário que a produtividade também seja satisfatória. Em 2024, a média foi de 3,7 toneladas por hectare (t/ha), abaixo do esperado devido à seca que afetou especialmente os Campos Gerais. Para 2025, projeta-se produtividade média de 4,4 t/ha, desde que eventos adversos como seca, geadas intensas (especialmente tardias) e excesso de chuvas na colheita não prejudiquem as lavouras.

Boletim do órgão divulgado nesta terça-feira (9/9) aponta que grande parte das áreas de cevada está em floração e frutificação no momento, “estágios que exigem disponibilidade hídrica adequada”, alerta o documento. Em algumas regiões, as primeiras colheitas já se iniciaram, ainda que de forma tímida, enquanto em outras o desenvolvimento segue dentro da normalidade.

Manejo e tecnologia

Em outro espaço, o manejo no campo será destaque no evento da Fundação ABC. A pesquisadora Eliana Borsato, do setor de Herbologia, explica que a associação de herbicidas e inseticidas pode gerar interações que afetam a eficiência dos produtos e até causar fitotoxicidade.

“Quando a gente faz a aplicação de herbicidas e associa junto com inseticidas, pode ter algumas interações e restrições nessas misturas, seja pela composição, seja pela própria formulação. Isso pode gerar fitotoxicidade no campo ou incompatibilidade no tanque”, adverte.

Segundo ela, para algumas misturas, a ordem de adição e a dose dos produtos fazem a diferença. O painel apresentará soluções técnicas para o uso correto de defensivos e a integração de produtos no manejo agrícola de culturas como o trigo.

A aplicação de tecnologias avançadas, como sensores no solo, em animais e em máquinas agrícolas, drones e satélites para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade também será abordada.

O pesquisador da área de Agrometeorologia da Fundação ABC, Rodrigo Yoiti Tsukahara, afirma que o uso intensivo de sensores, processamento de dados e integração com informações climáticas e econômicas permite a tomada de decisões cada vez mais precisas. “Nosso objetivo é mostrar na prática como essas tecnologias já estão mudando a rotina das propriedades”, afirma.

O evento tem outros temas na programação e, ainda, a final do Concurso de Silagem de Milho promovido pela instituição. O Show Tecnológico proporciona também, a produtores e técnicos, acesso a resultados de pesquisa aplicada à realidade regional, novidades em insumos e tecnologias de manejo das culturas de inverno. A participação é gratuita e as inscrições estão disponíveis no site oficial: www.showtecnologicoabc.org.

Anterior

Grãos abrem o dia com leves quedas na bolsa de Chicago

Próximo

Preço do café mais do que dobrou para os brasileiros em três anos

Próximo
xícara de café - cafeteria — Foto: Chevanon Photography/Pexels

Preço do café mais do que dobrou para os brasileiros em três anos

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

“O mundo subestima a ciência do Brasil”

28/03/2026
Agricultura e Pecuária

Empresa de sementes é condenada por perda em lavoura que teve seguro negado

28/03/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas publica edital de redistribuição das equipes das UPAs na rede municipal de saúde

28/03/2026
Economia

PF faz operação em 11 estados e no DF para combater preços abusivos em postos de combustíveis

28/03/2026
Política

CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho

28/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional

28/03/2026
Segurança

Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso

28/03/2026
Educação

Exato 2026 – 1ª edição – tem últimos dias de inscrições

28/03/2026
Educação

Proest e Prograd promovem mutirão para divulgar o Exato e programas de Assistência Estudantil nas escolas públicas de ensino médio

28/03/2026
Agricultura e Pecuária

Apesar da alta nos preços do algodão, guerra pode prejudicar demanda

28/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional
  • Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso
  • Exato 2026 – 1ª edição – tem últimos dias de inscrições

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foragidos capturados foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil - Foto: 5º BPM/Ascom

Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional

28/03/2026
Foto: Divulgação 3º BPM

Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso

28/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.