A cruz usada na celebração da primeira missa em terras brasileiras desembarcou em São Paulo na noite desta segunda-feira (14) para a celebração da Semana Santa.
O Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, realizará o evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz” entre 12 e 27 de abril.
A cruz original da celebração, vinda do Museu da Sé de Braga, em Portugal, percorrerá diversas cidades do Brasil. O evento coincide com os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, estabelecidas em 1825.
Após a chegada da cruz, o primeiro evento com a cruz será a Santa Missa na Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, nesta terça-feira (15), ao meio-dia.
Em seguida, às 13h, haverá uma procissão com os Arautos do Evangelho, saindo da Catedral da Sé em direção ao Pateo do Collegio, no Centro Histórico da capital paulista.Play Video
Às 15h será realizada uma Cerimônia Institucional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Logo depois, às 16h, um Ato Ecumênico ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). As celebrações terminam com uma visita institucional ao Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, às 19h.
A primeira missa do Brasil, realizada em 26 de abril de 1500 na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, marcou um momento crucial na história do país. Presidida por Frei Henrique de Coimbra, a missa representou o encontro entre diferentes culturas e crenças.
No Ano Jubilar, a peregrinação da cruz busca promover o diálogo e a cooperação entre instituições. A cruz percorrerá cerca de 20 cidades durante o evento “Brasil com Fé”.
Símbolo nacional dos sentimentos cristãos
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, primeiro santuário a céu aberto do mundo, representa os sentimentos cristãos do Brasil. Além de ponto turístico, é um local de celebrações e ações de promoção do Turismo Religioso. No Ano Santo, o Santuário é Igreja Jubilar, local de encontro de peregrinos. Diversas celebrações serão realizadas no Santuário durante o Ano Jubilar de 2025.
O Instituto Redemptor, sem fins lucrativos e apartidário, promove ações de impacto social, cultural e turístico, com foco em sustentabilidade. Suas atividades visam fomentar o intercâmbio de experiências, fortalecer o turismo religioso e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
A cruz peregrina saiu de Braga e Fátima, Portugal, em 12 de abril, passando por diversas cidades portuguesas e brasileiras. A peregrinação culminará em Santa Cruz Cabrália, Bahia, em 26 de abril, na celebração dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil.
Programação da Peregrinação da cruz original da Primeira Missa no Brasil:
- 12 de abril: Saída de Braga e Fátima, Portugal
- 13 de abril: Cascais e Almada, Portugal
- 14 de abril: Lisboa, Portugal
- 15 de abril: Chegada ao Brasil – São Paulo – SP, Brasil
- 16 de abril: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá – SP, Brasil
- 17 de abril: Rio de Janeiro – RJ, Brasil
- 18 de abril: Porto Alegre – RS, Brasil
- 19 de abril: Maricá e Rio de Janeiro – RJ, Brasil
- 20 de abril: Rio de Janeiro – RJ, Brasil
- 21 de abril: Brasília – DF, Brasil
- 22 de abril: Brasília – DF, Brasil
- 23 de abril: Brasília e Belém – DF e PA, Brasil
- 24 de abril: Belém – PA, Brasil
- 25 de abril: Salvador – BA, Brasil
- 26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA, Brasil (Culminando com a celebração dos 525 Anos da Primeira Missa no país)
- 27 de abril: Retorno a Braga, Portugal