Janja da Silva manifestou preocupação com a segurança de crianças e adolescentes no ambiente digital, em declaração à CNN nesta terça-feira (12). A manifestação ocorre após a denúncia do youtuber Felca sobre a adultização e exploração de menores de idade nas redes sociais.
De acordo com Janja, “as redes sociais não são um ambiente seguro para crianças e adolescentes”. Ela ressaltou que os menores estão “expostos a todos os tipos de violência” no ambiente virtual, enfatizando a necessidade de medidas protetivas.
Regulamentação e supervisão familiar
A pauta da regulação das redes sociais ganhou destaque na fala de Janja, que defendeu a responsabilização das plataformas pelos conteúdos postados. Ela argumentou sobre a importância de “regulamentar as redes sociais para tornar o ambiente digital um lugar seguro”.
Além da regulamentação, Janja enfatizou o papel fundamental da supervisão familiar no uso de telas por crianças e adolescentes. Embora reconheça que não é possível eliminar completamente o uso de dispositivos eletrônicos por jovens, ela destaca a necessidade de acompanhamento pelos responsáveis.
Em sua declaração, Janja fez um apelo para que o tema seja tratado como uma causa de toda a sociedade, alertando que a questão “não deve ser sequestrada pela disputa política”.