O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), surpreendeu, nesta terça-feira (28/10), ao pedir para um depoente, o piloto Henrique Galvão, ligar para o também piloto Leandro de Almeida durante a sessão, para lhe fazer perguntas.
“Faz um favor para mim. Liga aí para o Leandro”, disse Gaspar. O parlamentar justificou o ato para “encurtar os caminhos” e também para evitar que a comissão entre com um pedido de convocação para Leandro. Neste caso, o depoente é obrigado a comparecer.
A farra do INSS
- O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
- As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Leandro atendeu e respondeu aos questionamentos do relator. Informou que pilotava o avião do presidente da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Terra e Trabalho (ITT), Vinícius Ramos da Cruz, que tem parcerias firmadas com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das entidades investigadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF).
Segundo o piloto, o presidente do ITT o orientou para aceitar os trabalhos ligados à entidade. “O Vinícius orientou a gente a atender a Conafer”, relatou o depoente informal.







