Os corpos do jogador do Liverpool Diogo Jota e de seu irmão, André Silva, chegaram nesta sexta-feira (4) ao norte de Portugal, onde serão velados em sua cidade natal, Gondomar, após morrerem em um acidente de carro na Espanha.
A tragédia comoveu o mundo do futebol, que continua a prestar homenagens ao atleta de 28 anos.
Segundo autoridades locais, o acidente ocorreu na madrugada de quinta-feira (3), quando o Lamborghini em que os irmãos viajavam saiu da estrada e pegou fogo, nas proximidades de Puebla de Sanabria.
A polícia espanhola investiga a hipótese de um pneu ter estourado, causando a perda de controle do veículo.
Na noite de quinta, uma comitiva de carros funerários deixou o necrotério da cidade espanhola rumo a Gondomar. Entre os presentes estavam Rute Cardoso, esposa de Jota – com quem se casara semanas antes – e o empresário do jogador, Jorge Mendes.
De acordo com a prefeitura de Gondomar, o velório ocorrerá em uma capela local a partir das 16h (horário local), e o funeral está marcado para sábado, às 10h, em uma igreja próxima. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, compareceu à vila nesta manhã para prestar solidariedade.
Homenagens
A morte precoce de Jota causou comoção internacional. Em frente ao estádio Anfield, do Liverpool, torcedores deixaram flores, cachecóis e bilhetes escritos à mão, muitos deles vindos de crianças.
Clubes como Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Chelsea e Real Madrid realizaram um minuto de silêncio durante os treinos para a disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, revelou que o atacante Pedro Neto, amigo próximo de Jota, ainda avalia se irá jogar a partida contra o Palmeiras nesta sexta-feira (4).
Arne Slot, técnico do Liverpool, lamentou profundamente a perda do jogador em nota oficial. “Minha mensagem para a família é clara: vocês nunca caminharão sozinhos. Para nós, como clube, o choque é absoluto. Diogo não era apenas nosso jogador. Ele era amado por todos nós – companheiro de equipe, colega de trabalho e, em todos esses papéis, alguém muito especial”, declarou.
Jota estava voltando de carro para Liverpool por recomendação médica, após ter passado por uma cirurgia pulmonar devido a uma fratura na costela. Segundo seu fisioterapeuta, Miguel Gonçalves, o atacante estava em recuperação e planejava pegar uma balsa da Espanha ao Reino Unido, evitando viagens de avião por ao menos seis semanas.