Na manhã desta quinta-feira, 28, um incêndio florestal de grandes proporções atingiu aproximadamente 30 hectares no Assentamento Prata, região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Palmas e Porto Nacional. O fogo consumiu plantações de cana-de-açúcar, eucalipto, lavouras de agricultura familiar, áreas de subsistência e pastagens com gado.
Para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) mobilizou 14 operadores, divididos em duas equipes da corporação e duas equipes da Defesa Civil Municipal, que atuaram de forma integrada por seis horas. Foram utilizadas viaturas, equipamentos especializados e técnicas de combate direto, além do rescaldo em pontos críticos para evitar a reignição. A ação rápida e coordenada dos profissionais garantiu o controle das chamas e evitou vítimas.
O comandante operacional do CBMTO, tenente-coronel Alex Matos, comentou sobre a sensibilidade da região e a importância da prevenção nas propriedades privadas:
“A região do Assentamento São João é considerada sensível, com particularidades ambientais, fitogeográficas, agrárias e sociais que exigem atenção especial. Desde julho, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu cinco ocorrências de incêndio florestal na mesma localidade. Além do combate direto às chamas, nossas equipes também têm realizado orientações e alertas aos produtores e à comunidade sobre a importância da prevenção.”, destacou o tenente-coronel Alex Matos.
O CBMTO, com apoio do Governo do Tocantins, mantém equipes de prontidão em todas as regiões do Estado, garantindo resposta rápida em situações de emergência. “O governo estadual fornece os recursos necessários para que o Corpo de Bombeiros e os órgãos de fiscalização possam atuar”, acrescentou o tenente-coronel Alex Matos