A COP30, maior evento mundial sobre clima que será realizado em Belém, no Pará, em novembro deste ano, selecionou 4 mil voluntários para auxiliar na organização e no atendimento aos mais de 50 mil participantes esperados.
Entre os selecionados, há perfis diversos, incluindo estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, com conhecimento em inglês. A iniciativa busca proporcionar uma experiência internacional aos jovens e moradores da região sobre a luta contra as mudanças climáticas.
Capacitação e legado
Os voluntários participarão de um programa de treinamento abrangente, que inclui cursos sobre clima, turismo, comunicação e organização de grandes eventos. A iniciativa não visa apenas preparar a equipe para o evento, mas também deixar um legado de conhecimento e engajamento social para a região.
A participação da população local, especialmente dos jovens, é considerada fundamental para o sucesso do evento. “Não é só no país, na cidade que vai sediar o evento, então nada mais justo do que a população, a sociedade civil poder fazer parte desse evento como protagonistas também”, destaca Ana Teresa Trindade – geógrafa e candidata a voluntária.
O programa de voluntariado tem atraído inclusive famílias inteiras, como no caso de uma mãe que se inscreveu por influência da filha, reconhecendo a oportunidade única de participar de um evento desta magnitude. “É uma oportunidade única poder fazer parte”, lembra a mãe Patricia Correa. A filha geógrafa e candidata a voluntária, Ana Teresa Trindade, destaca: “A nossa participação acaba sendo crucial, principalmente da população jovem, porque é o futuro do país, o futuro do mundo”.