A Secretaria Extraordinária para a COP30 informou que já são 61 países com hospedagem garantida em Belém para a Conferência do Clima da ONU, marcada para novembro. O número representa um avanço em relação ao último balanço, divulgado há uma semana, quando apenas 47 nações haviam confirmado reservas.
De acordo com uma fonte, essas delegações já efetuaram os pagamentos das hospedagens e confirmaram a estadia durante a conferência.
Segundo o governo brasileiro, a prioridade tem sido garantir que delegações de países de menor renda façam suas confirmações o quanto antes, para evitar entraves logísticos a menos de três meses do evento.
Na última semana, durante reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o Brasil anunciou a criação de uma força-tarefa interministerial para acompanhar as demandas sobre hospedagem.
O grupo reúne integrantes da Secretaria Extraordinária da COP30, dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente, Relações Exteriores e da própria presidência da conferência.
O governo também rejeitou um pedido das Nações Unidas para subsidiar custos de hotéis. A Casa Civil argumentou que o Brasil já arca com despesas significativas da conferência e que cabe à ONU manter o mesmo auxílio financeiro que concede em outras cidades-sede.
As autoridades reforçaram ainda que não há possibilidade legal de intervenção direta nos preços da rede privada de hospedagem, mas foi aberto um processo administrativo para apurar possíveis abusos.