Há exatamente um mês da COP30, delegações de 162 países já confirmaram a participação no evento, que será realizado na capital do Pará, Belém. A informação foi confirmada pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente da cúpula deste ano, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10/10).
De acordo com o diplomata, este número está acima do necessário para que as negociações discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima sejam válidas. A confirmação surge em meio a críticas internacionais sobre o valor elevado de hospedagens em Belém.
Apesar disso, Corrêa do Lago informou que 14 países em desenvolvimento, convidados para a COP30, ainda não entraram em contato confirmando a participação no evento.
Além disso, o embaixador informou que mais de 50 delegações — e mais de 500 inscritos — irão participar do encontro Pré-COP30, que antecede a cúpula em Belém. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, em Brasília.
Apesar da quantidade de países confirmados satisfazer a organização, há frustração com a quantidade de NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, em inglês) apresentadas. Corrêa do Lago citou que vários não cumpriram o prazo de entrega em fevereiro.
“Muitos países estão tentando integrar na sua NDC uma lógica de desenvolvimento. Estamos frustrados, sim, o que dificulta o cálculo do relatório síntese. Mas nos últimos números, temos 62 NDCs formalmente apresentadas e a ONU tem expectativa de 125 até a COP30. É muito importante que alguns dos países-chaves, com parcela significativa das emissões, apresentem suas NDCs”, afirmou.