quinta-feira, 13 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Consumir canela diariamente pode reduzir açúcar no sangue, sugere estudo

Pesquisa indica que suplementos de canela podem ser eficazes para tratar pré-diabetes em pessoas com obesidade ou sobrepeso

por CNN
07/02/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A canela é um ingrediente usado há milhares de anos para dar sabor em diversas receitas. Além disso, é uma especiaria conhecida pelos seus benefícios à saúde, como poder anti-inflamatório e antioxidante. Um novo estudo sugere que o ingrediente também pode ser benéfico também para reduzir a glicemia (nível de açúcar no sangue) em pessoas com obesidade ou sobrepeso e pré-diabetes.

O pré-diabetes é uma condição que precede o diabetes tipo 2. Ela é caracterizada por níveis altos de açúcar no sangue, mas não a ponto de determinar a doença e causar sintomas. A condição pode ser detectada em exames como glicemia de jejum, quando está entre 100 e 125 mg/dL (miligramas por decilitro).

ARTIGOSRELACIONADOS

Trnava University/Unsplash

Implante “origami” pode monitorar sinais do corpo em tempo real

13/08/2026
Freepik

Ocitocina pode fazer homens céticos confiarem mais em outras pessoas

13/08/2026

O novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que suplementos à base de canela podem ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue em pessoas com pré-diabetes que estejam acima do peso.

Como o estudo foi feito?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 18 pessoas com sobrepeso ou obesidade e que apresentavam pré-diabetes para um estudo de 4 semanas. Durante esse período, os participantes foram orientados a realizar uma dieta com baixo teor de polifenóis – um componente presente em frutas e verduras – e sem consumo de canela.

Em seguida, foram criados dois grupos, aleatoriamente: um que recebeu 16 cápsulas de canela por dia e outro que recebeu a mesma quantidade de placebo. Ambos os grupos foram instruídos a tomar 8 cápsulas no café da manhã e 8 cápsulas no jantar por 4 semanas. Após esse período, eles fizeram uma pausa de 2 semanas e, depois, trocaram de grupo e seguiram o tratamento por mais 4 semanas. Nem os participantes nem os cientistas sabiam quem recebeu placebo e quem recebeu canela.

Os níveis de glicose dos participantes foram monitorados através de um dispositivo fixado no braço, que mediam a glicemia a cada 15 minutos. Além disso, foram realizados teste oral de tolerância à glicose (TOTG) em quatro momentos do estudo. Por fim, foram coletadas amostras de sangue após jejum de 8 a 12 horas e ingestão de 75 gramas de refrigerante em seguida, além de 8 cápsulas de canela ou placebo. As amostram foram coletadas a cada 30 minutos durante 3 horas.

Segundo o estudo, os participantes que tomaram canela tiveram níveis mais baixos de glicose no sangue de maneira consistente e picos de glicose mais baixos do que aqueles que tomaram placebo. No entanto, não houve diferença nos testes orais de tolerância à glicose entre os dois grupos.

Apesar de mais estudos serem necessários para fortalecer essas descobertas, para os pesquisadores, o estudo mostra que a canela pode ser uma alternativa amplamente disponível e de baixo custo para o controle da glicose em pessoas com pré-diabetes associada a obesidade.

Fonte: CNN
Anterior

Ivermectina é ineficaz para combater dengue, diz Ministério da Saúde

Próximo

Carnaval: veja 5 dicas para preparar o corpo para a folia

Próximo

Carnaval: veja 5 dicas para preparar o corpo para a folia

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Comunicação estratégica impulsiona resultados de pequenos negócios em treinamento promovido pelo Sebrae Tocantins

13/08/2026
Palmas

Complexos esportivos de Palmas recebem ações de limpeza e conservação nesta quinta-feira, 13

13/08/2026
Agricultura e Pecuária

Missão internacional leva produtores do Tocantins à Austrália para conhecer modelo referência da pecuária mundial

13/08/2026
Tocantins

Vicentinho supera 100 km de caminhada em jornada marcada por fé e reflexão

13/08/2026
Palmas

Prefeitura mobiliza jovens para doarem sangue durante Semana Municipal da Juventude

13/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Abertas as inscrições para seleção de artesãos que representarão o Tocantins no 1º Arpoarte, em novembro no Rio de Janeiro-RJ

13/08/2026
Educação

Ação orienta mais de 300 estudantes sobre prevenção e combate às queimadas

13/08/2026
Palmas

Em Palmas, Sesc Tocantins apresenta espetáculo teatral “Anarriê” do grupo Um Ponto Dois (TO)

13/08/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica serviços de limpeza nas avenidas LO-04, 25 e 27 e no Jardim Aureny IV

13/08/2026
Tocantins

Vanderlei Luxemburgo apresenta propostas e ouve sugestões de dirigentes esportivos

13/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Abertas as inscrições para seleção de artesãos que representarão o Tocantins no 1º Arpoarte, em novembro no Rio de Janeiro-RJ
  • Ação orienta mais de 300 estudantes sobre prevenção e combate às queimadas
  • Em Palmas, Sesc Tocantins apresenta espetáculo teatral “Anarriê” do grupo Um Ponto Dois (TO)

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Abertas as inscrições para seleção de artesãos que representarão o Tocantins no 1º Arpoarte, em novembro no Rio de Janeiro-RJ

13/08/2026
Foto: Edu Fortes

Ação orienta mais de 300 estudantes sobre prevenção e combate às queimadas

13/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.