Na tarde desta terça-feira, 20, representantes das forças de segurança que atuam no Tocantins e representantes da sociedade civil participaram da primeira reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) de 2024, que ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Durante a reunião foi apresentado o balanço de Crimes Violentos Letais Intencionais do ano de 2023, o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) e os Conselhos Comunitário de Segurança e Defesa Social (CONSEG).
O delegado e Polícia Civil, Gustavo Toledo, mostrou o balanço positivo da redução de Crimes Violentos Letais Intencionais do ano de 2023 no Tocantins, com foco nos homicídios, e reforçou a importância do trabalho integrado das forças. “Ressalto a relevância que o serviço de inteligência da Segurança Pública tem. Não falo só da Polícia Civil, mas também dos Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Penal e Guarda Metropolitana. Essa ação conjunta foi fundamental para termos bons resultados nesse trabalho”, destacou.
O Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) foi apresentado aos membros do conselho pelo delegado de Polícia Civil e secretário executivo do Conesp, Ricardo Real. “O plano é uma iniciativa do Ministério da Justiça, tem foco na preservação ambiental e enfrentamento à ações criminosas para a proteção dos direitos humanos e envolve todos os estados que fazem parte da Amazônia Legal”, explicou.
Outro ponto discutido na reunião foi a implantação dos Conselhos Comunitário de Segurança e Defesa Social (CONSEG) no estado. O diretor de Polícia Comunitária, Ten. Cel. Carlos Magno, reforçou o papel da Polícia Comunitária para a prevenção da violência. “Na Polícia Comunitária, o policial está a serviço da comunidade e não como uma força. Essa postura aproxima as polícias da comunidade e assim conseguimos agir de forma preventiva quanto à violência”, destacou.
Na oportunidade, o secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo de Menezes Brito, representou o presidente do Conesp e titular da pasta, Wlademir Mota Oliveira. “Hoje tivemos diversas polícias reunidas aqui para discutir segurança pública e o resultado dessa integração nós vemos no exitoso trabalho realizado ao longo de 2023 e que foi apresentado aqui a todos”, finalizou.
Comentários sobre este post