Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs), implantados no Estado por meio da Diretoria de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, desempenham um papel crucial na promoção de uma segurança mais participativa, transparente e eficaz. Eles são espaços onde a comunidade e representantes das forças de segurança se reúnem para discutir questões de segurança e buscar soluções coletivas para os problemas que afetam a vida dos cidadãos.
É também através dessas estruturas organizadas que é possível, por meio de parcerias, conseguir recursos que podem ser aplicados na melhoria dos conselhos e em projetos de segurança pública. Foi o que ocorreu neste mês com o Conseg de Tocantinópolis, que recebeu o montante de R$ 7.711,19 através de parceria com o Poder Judiciário, por meio da 1º Vara Criminal da Comarca de Tocantinópolis.
O presidente do Conseg, Raimundo Soares da Silva, subtenente da reserva remunerada da Polícia Militar, explica que os recursos foram conseguidos, especificamente, através da Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Tocantinópolis, e foram investidos na compra de um notebook portátil, uma bolsa para notebook, uma impressora e um projetor portátil que farão parte do patrimônio do Conseg e serão utilizados nas atividades do conselho. “A atuação do Conseg de Tocantinópolis está entre os melhores do Estado, sendo referência e base para instalação e aprimoramento de outros conselhos. Também apoiamos e somos parceiros das forças de segurança e agradecemos a todos os órgãos pela parceria à SSP/TO, ao Ministério Público, ao Judiciário e a todos que compõem o Conseg”, disse o presidente.
O diretor de Polícia Comunitária da SSP/TO, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, ressaltou a satisfação em ver Consegs bem estruturados e colhendo frutos tão importantes. “Os Conselhos de Segurança são essenciais não apenas para a organização e a efetividade das políticas públicas de segurança, mas também para a captação e a correta aplicação de recursos de órgãos parceiros, contribuindo para uma segurança pública mais eficiente. Parabenizamos o Conseg de Tocantinópolis e todos os outros que têm feito um ótimo trabalho no Estado”, destacou.
Como implantar um Conseg?
O diretor de Polícia Comunitária explica que para iniciar o processo de implantação de um Conseg, a comunidade de um município ou bairro deverá enviar ofício à SSP/TO com a solicitação. “Depois a Diretoria de Polícia Comunitária promoverá uma reunião comunitária para esclarecer sobre o papel do conselho, bem como promoverá a realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), voltado à comunidade, para que os participantes estejam aptos a compor a diretoria do Conselho. Em seguida, serão agendadas as datas para eleição e posse da Diretoria, para o exercício de mandato de 2 anos”, informou.
Os interessados também poderão realizar contato direto com a Diretoria de Polícia Comunitária, através do número (63) 3218-1339.