A Conmebol divulgou, nesta quinta-feira (30/10), o áudio do VAR que revelou o motivo da expulsão do atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, no empate em 0 x 0 contra o Racing. O resultado classificou o time carioca à final da Libertadores. O equatoriano recebeu cartão vermelho direto após atingir o defensor Marcos Rojo com um soco na “região genital”, e foi expulso por “conduta violenta”.
Na gravação divulgada pela Conmebol, é possível ouvir o assistente afirmando que houve agressão: “O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais”, diz Urrutia, árbitro assistente. Em seguida, o VAR Juan Lara confirma: “Conduta violenta. Vai ter que expulsá-lo”.
O lance ocorreu aos 10 minutos do segundo tempo, quando os dois jogadores caíram no gramado após uma disputa. Rojo tentou levantar Plata pela camisa, e o atacante reagiu com um golpe. O assistente Claudio Urrutia relatou o incidente ao árbitro chileno Piero Maza, que manteve a decisão de expulsão após revisão do vídeo.
A análise durou cerca de três minutos, enquanto a equipe de vídeo buscava o melhor ângulo para confirmar o lance. Mesmo sem o árbitro principal ir ao monitor, a decisão foi mantida com base nas imagens revisadas.
Com o cartão vermelho, Gonzalo Plata está fora da final da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, no estádio Monumental de Lima, no Peru. O adversário do Flamengo sairá do confronto entre Palmeiras e LDU, que decidem a outra vaga nesta quinta-feira (30/10).







