Depois de anos de um desempenho tímido nos últimos lançamentos para os quadrinhos, a DC Comics reconquistou os leitores e fãs de super-heróis com um novo universo, que desconstruiu os maiores personagens da editora em novas histórias ousadas e violentas.
Desde o final de 2024, o DC Absoluto tem se provado como um dos maiores acertos da DC nos quadrinhos nos últimos anos. Nos Estados Unidos a linha já está em sua quarta reimpressão e vendeu mais de 2,5 milhões de unidades nos seis primeiros meses de lançamento.
A proposta do Universo Absoluto é apresentar aos leitores novas versões dos personagens já amados pelos fãs, como Batman, Mulher-Maravilha e Superman. Nas histórias, os heróis vivem em um universo onde o vilão Darkseid remoldou toda a criação à sua imagem, distorcendo a realidade em uma versão onde o mal sempre irá vencer.
Na primeira edição da linha, Batman Absoluto #1, o famoso homem-morcego é apenas um empreiteiro, que precisa enfrentar os bandidos apenas com sua mente e a força bruta – sem contar com um centavo da fortuna da família Wayne.
E o Brasil não ficou de fora dessa linha de lançamentos. A Mulher-Gato, por exemplo, foi confirmada como sendo filha de pai brasileiro. Já o Superman, ao invés de pousar quando bebê no Kansas, acabou chegando à Terra já adulto, em meio a uma disputa de garimpeiros ilegais no Brasil.
Outro herói que também recebeu grande destaque foi o velocista Flash. A edição Flash Absoluto #1, que vendeu mais de 180 mil cópias nos EUA, se tornou o quadrinho mais vendido do personagem desde 1987.
DC Absoluto nas redes sociais
A proposta do Universo DC Absoluto conquistou os fãs logo de cara. Em apenas três meses, a edição de lançamento da nova versão do Batman foi o quadrinho mais vendido nos Estados Unidos daquele ano, além de impulsionar a venda das demais impressões da linha.
A curiosidade em descobrir como os grandes nomes da editora seriam adaptados para este universo de vilania é um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da linha. As redes sociais, em especial o TikTok e o X, também tiveram papel fundamental.
Nas plataformas internautas fazem resumos dos últimos lançamentos, comentam as novas versões e compartilham diversas teorias sobre como serão as demais versões alternativas dos heróis e vilões da galeria da DC.