segunda-feira, 18 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Conheça as autoras brasileiras que são cobradas nos vestibulares do país

Saiba quais são as autoras e obras presentes nos vestibulares da USP, Unicamp, entre outros

por CNN
03/01/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Conceição Evaristo é uma das autoras brasileiras com obras obrigatórias em vários vestibulares • Fora do Eixo/Flickr

Conceição Evaristo é uma das autoras brasileiras com obras obrigatórias em vários vestibulares • Fora do Eixo/Flickr

CompartilharCompartilhar

Nos últimos anos, universidades brasileiras têm incluído obras literárias escritas por mulheres nas listas de leitura obrigatória para os vestibulares.

A Fuvest, por exemplo, vestibular que dá acesso às vagas da USP (Universidade de São Paulo), selecionou apenas obras de autoras mulheres para as listas de 2026 a 2028. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Curso de Psicologia da UFT promove lançamento de livro sobre terapia cognitivo-comportamental e população negra

18/05/2026

UFT abre dois processos seletivos para ingresso no curso de Educação do Campo no Câmpus de Arraias

18/05/2026

Abaixo, A CNN reuniu as autoras e obras — presentes ou previstas — para ingressar nos principais vestibulares do país. Confira:

Fuvest

A partir do vestibular de 2026, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), implementará uma mudança significativa em sua lista de obras obrigatórias: apenas livros de autoria feminina, em língua portuguesa, farão parte da seleção. As escritoras brasileiras contempladas são:

  • Clarice Lispector: considerada uma das escritoras mais importantes do século 20, Lispector é conhecida por sua prosa introspectiva e experimental, que explora temas como a identidade, a existência e a condição feminina. Sua obra “A paixão segundo G.H.” (1964) estará presente nas listas de 2027 e 2028.
  • Lygia Fagundes Telles: mestre do conto e do romance, Telles é conhecida por sua escrita envolvente e personagens complexos. O livro “As Meninas” (1973) faz parte da lista de 2026.
  • Rachel de Queiroz: uma das principais representantes da literatura social nordestina, Queiroz aborda em suas obras temas como a seca, o misticismo e a luta pela sobrevivência. As obras “Caminho de pedras” (1937) e “João Miguel” (1932) constam nas listas de 2026, 2027 e 2028.
  • Conceição Evaristo: importante voz da literatura contemporânea brasileira, Evaristo aborda em seus livros temas como racismo, desigualdade social e a experiência da mulher negra. A obra “Canção Para Ninar Menino Grande” (2018) será cobrada nos próximos vestibulares da USP.
  • Nísia Floresta: considerada a primeira educadora feminista do país, Floresta lutou pelos direitos das mulheres e denunciou as injustiças sociais de sua época. As obras “Opúsculo Humanitário” (1853) e “Conselhos à minha filha” (1842) também estão nas listas de 2026 a 2028.
  • Narcisa Amália: poetisa, jornalista e educadora, Amália foi uma das primeiras mulheres a atuar profissionalmente como jornalista no Brasil. Sua obra “Nebulosas” (1872) integra as listas de 2026 até 2029.
  • Julia Lopes de Almeida: escritora, cronista e teatróloga, Almeida foi uma das precursoras da literatura infantil no Brasil. O livro “Memórias de Martha” (1899) está presente nas listas de 2026 a 2028.

Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no vestibular de 2025, também incluiu em sua lista de leituras obrigatórias as seguintes obras de escritoras brasileiras:Play Video

  • Conceição Evaristo: a obra “Olhos D’água” (2014), com seus contos que exploram a realidade da mulher negra no Brasil, é uma das leituras cobradas.
  • Paulina Chiziane: a escritora moçambicana, radicada no Brasil, tem sua obra “Niketche: Uma História de Poligamia” (2002) incluída na lista da Unicamp. O livro, narrado por uma mulher que descobre a poligamia de seu marido, aborda temas como tradição, modernidade e a condição feminina em Moçambique.

Outros vestibulares

  • UFPR: o vestibular da Universidade Federal do Paraná inclui em sua lista de 2025 o livro “A falência” (1905), de Julia Lopes de Almeida.
  • UFSC: a Universidade Federal de Santa Catarina, na seleção de 2025, exige a leitura de “Solitária” (2020), de Eliana Alves Cruz, e “Parque Industrial” (1933), de Pagu (Patrícia Galvão).
  • UFRGS: o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul cobra, em 2025, as obras “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane, e “Água Funda” (1946) de Ruth Guimarães.
  • UEL: a Universidade Estadual de Londrina também inclui, em 2025, o livro “Niketche: Uma História de Poligamia”.
  • UESB: a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia exige, para o vestibular de 2025, a leitura de “Laços de Família” (1960), da autora Clarice Lispector, e “Não Vou Mais Lavar os Pratos” (2005), de Cristiane Sobral.
  • UFGD: já a Universidade Federal da Grande Dourados colocou na seleção de leituras obrigatórias para 2025 o conto “A Caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
Tags: educação
Anterior

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

Próximo

Veja as 10 pessoas mais ricas do mundo em janeiro, segundo a Forbes

Próximo
Chefe da SpaceX, X (antigo Twitter) e Tesla, Elon Musk , em evento na França16/6/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Veja as 10 pessoas mais ricas do mundo em janeiro, segundo a Forbes

LEIA TAMBÉM

Política

Senador Eduardo Gomes recebe lideranças de Cristalândia, São Sebastião e Palmeirante para tratar de demandas municipais

18/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins ultrapassa 38,5 mil cirurgias com o Programa Opera, amplia rede hospitalar e reduz filas de espera

18/05/2026
Política

Na Cavalgada de Colméia, Luciano Oliveira destaca força da cultura sertaneja 

18/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins abre inscrições de três editais do Ciclo 2 da PNAB

18/05/2026
Saúde

Demência além do Alzheimer: conheça outras condições que causam doença

18/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

24ª Semana Nacional dos Museus transforma o Palacinho em espaço de memória, arte e reflexão em Palmas

18/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins e Ministério das Comunicações inauguram CRC LAB Palmas e ampliam inclusão digital no estado

18/05/2026
Tocantins

Delegação Xerente embarca para Aldeia Kyikatêjê no Pará, para participar das competições tradicionais nO 12º Festival da Safra da Castanha

18/05/2026
Saúde

HGP fortalece assistência oncológica com participação de farmacêuticos em congresso nacional em Salvador

18/05/2026
Tocantins

Sidney da Mota Barros assume presidência da Jucetins

18/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • 24ª Semana Nacional dos Museus transforma o Palacinho em espaço de memória, arte e reflexão em Palmas
  • Governo do Tocantins e Ministério das Comunicações inauguram CRC LAB Palmas e ampliam inclusão digital no estado
  • Delegação Xerente embarca para Aldeia Kyikatêjê no Pará, para participar das competições tradicionais nO 12º Festival da Safra da Castanha

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

24ª Semana Nacional dos Museus transforma o Palacinho em espaço de memória, arte e reflexão em Palmas

18/05/2026
Fotos: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins e Ministério das Comunicações inauguram CRC LAB Palmas e ampliam inclusão digital no estado

18/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.