O filme Caramelo, que retrata a relação entre um vira-lata e um chef de cozinha com diagnóstico de uma doença grave, chegou à Netflix nessa quarta-feira (8/10). Anteriormente, o Metrópoles foi convidado para acompanhar um dia de gravações em São Paulo.
No Parque Ibirapuera, zona sul da capital, a reportagem assistiu à filmagem de uma cena em que Pedro, interpretado por Rafa Vitti, passa mal. Depois que o cozinheiro fica desacordado, o trailer pega fogo, mas o esperto cão dá um jeito com muita agilidade.
Nos bastidores, a equipe falou sobre o trabalho. Além disso, por trás das câmeras, foi possível acompanhar a relação real que o protagonista desenvolveu com o principal colega de cena, o cachorro Amendoim (nome real).
Diretor e roteirista do filme, Diego Freitas contou que o enredo nasceu depois de uma experiência pessoal: ele encontrou uma cachorrinha de rua abandonada num terreno baldio. “O filme fala sobre o poder da adoção, como um cachorro pode transformar a vida de uma pessoa, e sobre esse encontro. É um tipo de amor incondicional”, afirmou.
Todo o processo foi acompanhado por Luis Estrelas, treinador de animais responsável pelo recrutamento de Amendoim. “Ele pediu emprego para a gente. Ele apareceu no nosso sítio e ficou lá sentadinho”, contou.
No total, participaram do longa quatro dublês adultos e quatro filhotes, encontrados em uma caixa de papelão depois de serem abandonados. “Dos dublês, cada um tem uma característica. Um deles é o Derek, que é o segundo dublê. Todas as cenas de colo, pode chamar o Derek que ele vai”, contou. “O Amendoim, na verdade, é mais de ação. Então, a gente até brinca que falou ‘ação’ para ele, ele está lá ligadão.”
Hospedado por Rafa Vitti
Amendoim chegou a ser levado para passar alguns dias na casa de Vitti. “Foi muito positivo também para a gente ter a interação. E ele poder estar realmente na cena comigo, porque muitas vezes a gente tem como fazer sem ele. Só que aí sou eu olhando para o nada e tendo que imaginar, criar e reagir ao nada. Então, é legal o que ele também me entrega, para a gente poder construir a cena junto, tal qual um ator contracenando. Então, posso dizer que é o melhor parceiro de cena que eu já tive na vida”, garantiu.
Nas cenas em que o protagonista aparece com o animal de estimação, o ambiente precisava estar cuidadosamente preparado. “Eu tenho muitas e muitas cenas com o Amendoim. Exige uma certa calma nossa no set, todo mundo, para não dispersar, porque, apesar de ele ser treinado e tudo mais, ele tem um instinto que o personagem precisa ter, que é um cachorro espevitado e totalmente enérgico e bagunceiro. E carismático, né?!”, avaliou Vitti. “Trabalhar com o Amendoim é um prazer imenso. A gente forma uma dupla muito boa.”
Sobre o filme Caramelo
Com direção de Diego Freitas (Depois do Universo), Caramelo reúne no elenco Rafael Vitti, Arianne Botelho, Noemia Oliveira, Ademara, Kelzy Ecard, Bruno Vinicius, Roger Gobeth e Olívia Araújo, além de Cristina Pereira e Carolina Ferraz. Há, ainda, uma participação especial da chef Paola Carosella.
Produzido pela Migdal Filmes por meio da primeira parceria com a Netflix, o roteiro é assinado por Diego Freitas (ideia original), Rod Azevedo e Vitor Brandt, com colaboração de Carolina Castro e consultoria de Marcelo Saback.
As gravações tiveram a presença do treinador de animais Luis Estrelas, responsável também pelo bem-estar animal no set, assim como a consultoria do adestrador norte-americano Mike Miliotti.