A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 3ª Delegacia Especializada em Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Deimpo – Araguaína), está empenhada em erradicar acidentes de trânsito causados por condutores, que de forma contumaz, vêm desrespeitando o novo sentido de direção de parte da Avenida Filadélfia entre o Detran e Jacuba.
Nesse sentido, a 3ª Deimpo instaurou um procedimento investigativo para apurar as responsabilidades em alguns casos de acidentes no local, que além do prejuízo material, têm causado grande temor nos moradores das imediações, pois as condutas proibidas podem resultar em lesões e até mesmo morte em condutores e pedestres que utilizam o trecho diariamente.
O delegado-chefe da Unidade Especializada, Fernando Rizério Jayme, ressalta que ao menos dois acidentes já foram registrados no trecho.
“Com a mudança de sentido de parte da Avenida Filadélfia, entre o Detran e a Jacuba, muitos motoristas têm insistido em conduzir na contramão de direção, o que já causou acidentes e situações de perigo aos moradores e condutores da região”, frisa.
Casos já registrados
No final do ano de 2024, uma carreta carregada transitava na contramão de direção, quando um outro veículo que convergia na via corretamente foi interceptado, causando o acidente com grandes danos materiais.
Semanas antes outros veículos sofreram o mesmo tipo de acidente, no mesmo ponto e local da via, localizado no encontro entre o final da Avenida Filadélfia e a entrada para a parte dela que vai para a Jacuba. Fato causado por outro motorista conduzindo na contramão de direção.
Na semana retrasada fora identificado outro condutor, que entrou na Avenida Filadélfia próximo à Jacuba e a subiu pela contramão de direção sentido centro, fato presenciado por algumas testemunhas já identificadas. Nesse caso, as responsabilidades criminais serão igualmente apuradas.
Condutas criminosas
A autoridade policial reforça que o fato se enquadra no crime do Art. 132 do Código Penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena – detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave”, que está sendo apurado, bem como os demais, na investigação instaurada.
O condutor da carreta já foi identificado, sendo residente na cidade de Nova Olinda. Ele será ouvido e responderá pelo suposto crime perante o Poder Judiciário.
Ao comentar sobre as investigações, o delegado Fernando Rizério destaca que tal conduta causa perigo direto e iminente à vida de outras pessoas e rebaixa o nível de segurança do trânsito, em uma avenida de grande tráfego, o que não é admissível.
“Essas condutas devem ser seriamente combatidas e passaremos a diligenciar em busca de condutores que estejam nessas situações flagranciais para que possamos adotar os procedimentos criminais e administrativos cabíveis”, destacou.
Denúncias
A Polícia Civil ressalta a importância do registro de Boletins de Ocorrência envolvendo acidentes similares para subsidiar investigações, identificar condutores que geram perigo à população e para responsabilizá-los, informando que qualquer pessoa que presencie tais situações podem comunicar na Delegacia, com a identificação do veículo ou do condutor, filmagens, fotografias e informações de dia, local e horário, que o fatos serão devidamente apurados.