domingo, 14 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Como perder gordura abdominal? Especialistas respondem

Também chamada de gordura visceral, a condição pode aumentar inflamação e aumentar risco de doenças cardiovasculares e metabólicas

CNN por CNN
23/06/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
O acúmulo de gordura na região abdominal está por trás de alterações metabólicas relacionadas ao aumento do risco cardiovascular • Graphicscoco/GettyImages

O acúmulo de gordura na região abdominal está por trás de alterações metabólicas relacionadas ao aumento do risco cardiovascular • Graphicscoco/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Escondida nas profundezas do corpo, um tipo perigoso de gordura se enrola em torno de órgãos vitais como rins, fígado e coração — desencadeando inflamações que podem levar à resistência à insulina e a doenças crônicas que encurtam a vida.

Chamada de gordura visceral, ela pode fazer com que o abdômen aumente — mas nem sempre. Mesmo pessoas magras podem acumular gordura visceral em excesso ao redor dos órgãos, um fenômeno conhecido como “magro por fora, gordo por dentro”.

ARTIGOSRELACIONADOS

coldsnowstorm/Getty Images

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Jackyenjoyphotography/Getty Images

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025

“A gordura visceral é um marcador de tudo — resistência à insulina, risco cardiovascular elevado, fígado gorduroso e diabetes tipo 2 — todos resultados muito ruins que limitam uma vida longa e saudável”, afirma Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar da National Jewish Health, em Denver.

O excesso de gordura profunda no abdômen também está ligado à saúde cognitiva a longo prazo, segundo a neurologista preventiva Kellyann Niotis, que pesquisa formas de reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson no Institute for Neurodegenerative Diseases, em Boca Raton, na Flórida.

“A gordura visceral é metabolicamente prejudicial e secreta muitos compostos inflamatórios que podem causar atrofia cerebral e impactar a cognição”, diz Niotis em entrevista anterior à CNN.

À medida que a barriga cresce, estudos mostram que o centro da memória no cérebro encolhe e sinais característicos do Alzheimer podem surgir — especificamente as placas de beta-amiloide e emaranhados de tau. Essa trajetória acelerada rumo à demência pode começar já entre os 40 e 50 anos, muito antes de qualquer declínio cognitivo perceptível, segundo os pesquisadores.

Como saber se você tem gordura visceral?

Se a gordura visceral representa cerca de 10% da sua gordura corporal total, isso é considerado normal e saudável, segundo a Cleveland Clinic. Mas como saber se aquela barriguinha que começa a esconder seus pés já passou do limite? Uma forma de descobrir é medindo sua cintura.

Mulheres não grávidas com circunferência abdominal maior que 88,9 centímetros e homens com mais de 101,6 centímetros têm risco aumentado relacionado à gordura visceral, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Você pode medir sua cintura em casa: sem encolher a barriga, passe a fita métrica ao redor da cintura, na altura do osso do quadril (geralmente na linha do umbigo). Expire normalmente e meça, certificando-se de que a fita esteja paralela ao chão e ajustada à pele — nem frouxa nem apertada. (Nada de trapacear encolhendo a barriga — sua saúde está em jogo.)

Outro indicativo importante é a massa muscular magra. Se você tem mais gordura do que músculo, é mais provável que esteja acumulando gordura visceral no corpo, inclusive nos músculos, segundo Freeman.

Você pode medir a massa muscular magra com um exame anual de DEXA, uma máquina de raio-X não invasiva que avalia densidade óssea, gordura visceral interna e massa muscular. Também existem balanças biométricas vendidas no varejo que estimam as porcentagens de gordura corporal, gordura visceral e massa muscular magra.

Além disso, o bom senso conta, segundo Freeman. Maus hábitos alimentares e sedentarismo são sinais de alerta para acúmulo de gordura abdominal, agora ou no futuro.

“Os seres humanos foram feitos para serem fortes, em forma e ativos”, afirma. “Comer alimentos ultraprocessados e não praticar exercícios aeróbicos e de força são fortes indícios de que, se você ainda não acumulou gordura, provavelmente vai — mesmo que não pareça ‘gordo’.”

Principais formas de reduzir a gordura visceral

Quer mudar? A gordura visceral é reversível com mudanças no estilo de vida, segundo Freeman.

“O verdadeiro cálice sagrado, o elixir da juventude, a chave para permanecer jovem e envelhecer com graça é manter-se forte e em forma”, afirma.

Consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Depois, comece com atividades aeróbicas para fazer o coração bombear, sugere Freeman. Uma boa opção é caminhar em ritmo acelerado por pelo menos 30 minutos por dia — “mas quando digo acelerado, quero dizer rápido o suficiente para perder o fôlego e não conseguir conversar. Mantenha esse ritmo por, no mínimo, meia hora.”

O próximo passo essencial é adicionar resistência, ou seja, treinamento de força, acrescentou o especialista.

“Quando recomendo que as pessoas caminhem, pedalem, nadem ou corram, costumo sugerir que façam resistência ao mesmo tempo”, diz Freeman. “Carreguem pesos, usem uma mochila com carga, aumentem a resistência da bicicleta ou subam ladeiras, usem nadadeiras nas mãos para criar resistência na água. Façam o que for necessário para combinar o treino aeróbico com o de força.”

Alguns dos exercícios de resistência mais eficazes para ganhar massa magra e perder gordura envolvem o trabalho conjunto de várias articulações, segundo o American Council on Exercise, uma organização sem fins lucrativos.

Levantamento terra, afundos, pranchas, supinos, barra fixa e flexões ativam vários músculos, o que eleva o consumo de oxigênio e a liberação de hormônios como a adrenalina, que aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos e elevam a frequência cardíaca — dois objetivos fundamentais.

À medida que ganha massa muscular magra, tente aumentar o peso, as séries e repetições, e reduzir os intervalos entre os exercícios. Se não souber como fazer isso com segurança, consulte um preparador físico, recomenda o conselho.

“Se você está fazendo tudo certo e mesmo assim não consegue ganhar massa muscular, fale com seu médico para descartar problemas como baixa testosterona, que podem estar dificultando seu progresso”, disse anteriormente à CNN Richard Isaacson, diretor de pesquisa do Institute for Neurodegenerative Diseases.

Cuide da alimentação

Dietas à base de plantas são ótimas para melhorar a nutrição e perder gordura abdominal, afirmam os especialistas.

“Abandone a dieta padrão americana, cheia de alimentos ultraprocessados, gorduras adicionadas, açúcares e afins, e adote uma alimentação majoritariamente composta por alimentos integrais”, orienta Freeman.

A dieta mediterrânea — que é mais um estilo de vida do que uma dieta — tem sido eleita a melhor desde 2019, por seu foco em frutas, vegetais, grãos, azeite de oliva, nozes e sementes, além de valorizar refeições em família e amigos e a prática diária de exercícios. A dieta também reduz drasticamente o consumo de doces e recomenda pequenas porções de laticínios e carnes, especialmente a vermelha. Já os peixes, principalmente os gordurosos como a sardinha, são parte essencial.

Idosos que seguiram uma dieta mediterrânea com menos calorias e praticaram exercícios leves até seis dias por semana ganharam massa muscular e perderam uma quantidade significativa de gordura corporal ao longo de um ano — e mantiveram boa parte dos resultados por três anos, segundo um estudo de outubro de 2023.

Um estudo de maio de 2024 mostrou que o padrão alimentar mediterrâneo reduziu em cerca de 25% o risco de morte de mulheres ao longo de 25 anos, com diminuições nas taxas de mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares.

Mudar o horário das refeições também pode ajudar. Uma abordagem conhecida como jejum intermitente, ou alimentação com restrição de tempo, pode ser eficaz, segundo Freeman. No entanto, ele ressalta que essa estratégia não funciona para todos.

“Pessoas com dificuldade para perder peso precisam tirar o corpo da rotina, e isso é muito difícil de fazer”, afirma Freeman. “Algumas pessoas, não todas, respondem a alguma forma de alimentação com restrição de tempo.

“Você toma café da manhã às 11h, janta até as 17h — ou seja, come durante 6 horas por dia e fica 18 horas sem comer. Combine isso com treino de força e aeróbico e mude o combustível do corpo para alimentos integrais. Quando você junta tudo isso, coisas mágicas começam a acontecer.”

Anterior

Após término com Virginia, Zé Felipe revela se pretende remover tatuagens

Próximo

Brasileiro morre no Chile após sofrer parada cardiorrespiratória

Próximo
Brasileiro, Gabriel Tavares Bitencourt, morre no Chile • Arquivo pessoal/Graziella Tavares Bitencourt

Brasileiro morre no Chile após sofrer parada cardiorrespiratória

LEIA TAMBÉM

Educação

Palmas vai sediar o Festival Latino-Americano de Cinema

13/12/2025
Educação

Propesq lança edital para seleção interna de projetos de infraestrutura na Amazônia com apoio da Finep

13/12/2025
Educação

Workshop reúne equipes administrativas do Câmpus de Palmas para formação, integração e fortalecimento da gestão

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Borra de café é transformada em ‘lenha ecológica’ para geração de energia limpa

13/12/2025
Agricultura e Pecuária

Nota recorde: produtor de 24 anos vence concurso de qualidade de cafés em Minas Gerais

13/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Saúde

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
Saúde

Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

13/12/2025
Segurança

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra policial militar filmado agredindo idoso em Guaraí

13/12/2025
Segurança

Em Tocantínia, Homem é preso após descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima

13/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal
  • Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar
  • Transplante de córnea feita com impressora 3D é realizado pela 1ª vez

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

coldsnowstorm/Getty Images

Mounjaro 2.0: nova caneta emagrecedora reduz 28% do peso corporal

13/12/2025
Jackyenjoyphotography/Getty Images

Dezembro Laranja: dermatologista lista 3 mitos sobre a exposição solar

13/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.