quarta-feira, 10 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Entretenimento

Como os animes romperam a bolha e viraram fenômeno no Brasil

Metrópoles por Metrópoles
10/12/2025
em Entretenimento
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Foto: Elena Aquila/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Foto: Elena Aquila/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

CompartilharCompartilhar

São Paulo — Dos tempos em que ocupavam as manhãs na TV aberta ao consumo massivo nas plataformas de streaming, os animes deixaram para trás a imagem de produto restrito a grupos específicos e hoje figuram entre os títulos mais assistidos pelos fãs de cultura pop.

O engajamento também mudou. Para esse público, assistir não é suficiente: as séries geram debates entre amigos, incentivam coleções temáticas e movimentam grandes eventos, onde cosplayers lotam arenas e disputam espaço para ver de perto seus dubladores favoritos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Reprodução/Record

Ticiane Pinheiro se pronuncia após saída da Record TV

10/12/2025
Foto: Reprodução/Instagram

Sérgio Guizé vai deixar Etâ Mundo Melhor após virada de Candinho?

10/12/2025

O sucesso no Brasil, porém, não é recente. Desde os anos 1990 e 2000, títulos como Dragon Ball e Naruto formaram gerações de fãs, que seguem consumindo novos conteúdos — dos animes de ação aos romances e produções voltadas ao público infantil.

Para Rodrigo Bravo, professor de Linguagens da ESPM, o consumo de animes no Brasil é um fenômeno “que já deixou de ser episódico e se tornou estrutural”. Segundo ele, o país passou de uma cultura guiada pelo “acaso televisivo” e por “comunidades semiclandestinas”, como os fóruns de fansubs, para um cenário em que os animes estão plenamente integrados, impulsionados pelo streaming e pela mídia digital.

A ampliação do catálogo de animes em serviços de streaming — como a Crunchyroll, focada no gênero, e a própria Netflix — tornou essas produções muito mais acessíveis ao público brasileiro, o que também contribuiu para aumentar sua presença no entretenimento.

“É comum encontrar pessoas que nunca se consideraram consumidoras de anime mas que sabem quem é Luffy [de One Piece] ou que já viram algum episódio de Demon Slayer e reconhecem a estética dos cabelos coloridos e possuem referências dispersas de obras variadas”, pontuou Rodrigo.

O consumo de animes no Brasil

Dados divulgados pela empresa de pesquisa National Research Group (NRG) sobre o consumo de animes apontam que esse tipo de conteúdo é assistido semanalmente por 59,8% dos brasileiros. O país se tornou também o que mais consome animes fora de mercados tradicionais como a China e o Japão, que popularizou essas produções.

Para Roberta Fraissat, diretora de Marketing da Crunchyroll na América Latina, um dos principais elementos do consumo dos brasileiros com esse tipo de conteúdo é a busca por algo novo nas redes sociais. Além disso, ela destaca que as histórias dos animes conseguem atingir públicos de diferentes idades.

“Essa relação de boas histórias é que conecta emocionalmente, independente da idade, independente do gênero. Então, acho que isso é o que hoje as pessoas estão buscando: boas histórias para se entreterem”, pontua.

Quem é o público e o que eles gostam de consumir

Dados da NRG mostram que 54% da geração X e 51% dos millennials assistem a animes há mais de dez anos. O público mais jovem também está totalmente inserido nesse universo: 52% da geração Z no mundo dizem “amar” ou “gostar” de anime.

Os motivos que mais atraem o público são a qualidade da animação (37%), os personagens e relações envolventes (35%) e as histórias criativas das séries (34%).

O fenômeno, porém, não se limita à tela. O mercado enxerga os fãs como um público fiel e altamente engajado, especialmente no consumo de produtos relacionados às obras que acompanham.

A pesquisa Geek Power 2024 indica que 68% dos fãs consideram importante cultivar sua paixão por animes, 66% compram peças de vestuário inspiradas nas séries, 62% investem em figures e colecionáveis e 52% participam de eventos temáticos.

No varejo, o impacto é evidente, segundo William Pinheiro, head da FANLAB. “A base de fãs é muito fiel. Quando veem um produto de One Piece ou Demon Slayer, eles ficam malucos para comprar. Eles gostam de consumir e se sentem conectados às histórias de uma forma muito mais intensa do que outros fãs da cultura pop”, afirma.

Anterior

Copa do Brasil: Cruzeiro defende tabu de 11 anos contra o Corinthians

Próximo

Programa sem comando na Globo gera clima de disputa. Entenda

Próximo
Fotos: Divulgação

Programa sem comando na Globo gera clima de disputa. Entenda

LEIA TAMBÉM

Esportes

Copa do Brasil: Cruzeiro defende tabu de 11 anos contra o Corinthians

10/12/2025
Esportes

Com Real Madrid x City, confira os jogos da Champions desta quarta

10/12/2025
Esportes

Intercontinental: Flamengo tenta superar freguesia contra mexicanos

10/12/2025
Esportes

BSB Fight terá entrada gratuita; veja como retirar seu ingresso

10/12/2025
Esportes

Cruz Azul x Flamengo: saiba onde assistir ao Intercontinental

10/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Brasil

Alerta máximo: ciclone e frente fria intensificam temporais no Sul

10/12/2025
Entretenimento

Ticiane Pinheiro se pronuncia após saída da Record TV

10/12/2025
Entretenimento

Sérgio Guizé vai deixar Etâ Mundo Melhor após virada de Candinho?

10/12/2025
Entretenimento

Netflix anuncia reality comandado por Claudia Raia: saiba detalhes

10/12/2025
Entretenimento

Programa sem comando na Globo gera clima de disputa. Entenda

10/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Alerta máximo: ciclone e frente fria intensificam temporais no Sul
  • Ticiane Pinheiro se pronuncia após saída da Record TV
  • Sérgio Guizé vai deixar Etâ Mundo Melhor após virada de Candinho?

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Alerta máximo: ciclone e frente fria intensificam temporais no Sul

10/12/2025
Foto: Reprodução/Record

Ticiane Pinheiro se pronuncia após saída da Record TV

10/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.