O leitor Oto Rabelo Costa gostaria de acentuar o sabor de frutas cítricas, como laranja, mexerica e limão na sua horta, produzidas por plantas oriundas de mudas enxertadas e, há cerca de um ano, cultivadas em botijas de cerca de 100 litros com terra comum, esterco e substrato.
Leia também
Absorvidos e processados no metabolismo das plantas, os nutrientes influenciam bastante a qualidade dos frutos, segundo os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio De Janeiro (Pesagro-Rio) Julio Cesar de Barros e Regina Celestino.
Durante a maturação frutífera, esses nutrientes são transformados em sólidos solúveis, especialmente em açúcares, cujo equilíbrio com os ácidos determina a qualidade – e, como se diz, o sabor – dos frutos
Para não haver excesso ou falta de qualquer um dos nutrientes essenciais ao crescimento e à produção, é necessário avaliar os índices de nutrição das plantas por meio de análises foliares.
Se precisar de suplementação nutricional, forneça produtos de origem orgânica, como calcário dolomítico, estercos, cinzas de madeira e urina de vaca, entre outros.







