quinta-feira, 22 de maio de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Comitê Pró-Animais aprova texto para decreto de regulamentação da Lei do direito ao fornecimento de alimento e água aos animais em situação de rua

Texto segue para apreciação do governador do Tocantins e Comitê inicia a análise prévia da medida provisória que institui a Política de Proteção, Defesa e Bem-Estar de animais domésticos e domesticados, em pauta na próxima semana

Ascom por Ascom
3 de abril de 2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Comitê Pró-Animais aprova texto para decreto de regulamentação da Lei do direito ao fornecimento de alimento e água aos animais em situação de rua

Membros do Comitê Pró-Animais reunidos virtualmente durante a 29ª Reunião Ordinária. ( Divulgação Semarh/Governo do Tocantins)

CompartilharCompartilhar

O Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins – Comitê Pró-Animais, aprovou nesta terça-feira, 2, o texto para o decreto de regulamentação da Lei do direito ao fornecimento de alimento e água aos animais em situação de rua nos espaços públicos. Após a revisão dos ajustes acatados durante a plenária, a proposta segue para apreciação e sanção do governador do Estado.

Durante a 29ª Reunião Ordinária, o Comitê aprovou outras matérias de destaque na ordem do dia, entre elas, a inversão de pauta que priorizou a deliberação do decreto, bem como a criação de um GT – Grupo de Trabalho do Comitê em Gurupi, a realização do I Fórum Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins, além da suspensão da reunião, para encaminhamento do drive com o projeto e a medida provisória para leitura, análise prévia e contribuições dos membros na minuta.

ARTIGOSRELACIONADOS

Tocantins é destaque internacional em série televisiva exibida na Europa

Tocantins é destaque internacional em série televisiva exibida na Europa

22 de maio de 2025
Unidades de Conservação estaduais iniciam temporada de queimas prescritas

Unidades de Conservação estaduais iniciam temporada de queimas prescritas

22 de maio de 2025

Com a suspensão, os membros entenderam ser importante adotar o procedimento de preparação prévia para iniciar as discussões que serão realizadas na retomada desta reunião. Considerando a extensão do documento a ser analisado, os membros sugeriram avaliar a possibilidade de migração do encontro da próxima semana para o formato presencial, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no próximo dia 09 de abril de 2025, às 9h.

O coordenador do Comitê Pró-Animais, Marcello Lelis, expressou sua satisfação com a produtividade dos membros na reunião, “os membros demonstraram o comprometimento com o avanço da regulamentação das políticas públicas do Estado em prol dos animais e fortalecimento da estrutura que se dispõe a defender a causa animal. O decreto que agora será encaminhado à apreciação do governador Wanderlei Barbosa, versa as diretrizes aprovadas pelo Comitê, para garantia da alimentação dos animais em situação de rua, observado o compromisso necessário com a saúde pública”, ponderou.

Sobre a deliberação das demais pautas, Marcello Lelis enfatizou que o fortalecimento do Comitê, com a criação do GT  Pró-animais em Gurupi faz parte de uma grande estrutura que já está sendo pensada para cobertura de todos os municípios do Estado e que todos os detalhes do I Fórum e sua preparação o vai contar com o envolvimento dos membros do colegiado.

Na condução da reunião, a secretária Executiva do Comitê, Meriele Oliveira, deu sequência a apresentação das matérias na plenária e esclareceu dúvidas sob orientação da assessoria jurídica quanto a inviabilidade de inclusão de critérios no decreto que não estão inicialmente previstos na lei, salientando que “alguns tópicos de grande relevância precisam primeiro ser contemplados na lei, nesse sentido, compartilhei a recomendação da assessoria jurídica com os membros, sobre a demanda natural de amadurecimento das propostas para a futura sugestão de uma revisão da legislação e posteriormente da regulamentação”.

“A primeira etapa dessa reunião foi muito produtiva, deliberamos além do decreto, a criação do primeiro GT Pró-Animais em Gurupi, uma conquista que agrega através da ação de fortalecimento do Comitê, especialistas e todo uma estrutura que já se encontra em atividade no município. Essa é uma iniciativa que queremos estender a outros municípios. Com a aprovação da realização do I Fórum estamos entusiasmados, pois sabemos da relevância desse evento e que para garantir seu grande sucesso vamos contar a dedicação de todos os membros, além do apoio do governo do Estado, das instituições parceiras e dos representantes dos municípios”, concluiu Meriele Oliveira.  

Plenária

Logo após a aprovação da inversão de pauta, Merielle Oliveira procedeu com a formalização dos ritos de posse de novos membros que já estão protocolados, ajustando a ordem das matérias do dia.

Na análise do decreto que segue o que está previsto em Lei, Angélica Beatriz do CRBio 4, considerou importante registrar a sugestão de um estudo futuro de impacto; do alinhamento do estímulo à alimentação de animais domésticos em APP – Área de Preservação Permanente com o código florestal; e do comportamento dos animais e das pessoas para gestão de conflitos, para verificar a necessidade de atualização da lei e sua regulamentação. A bióloga sugeriu ainda medidas de controle da reprodução desses animais que, segundo Beatriz, em condições favoráveis terão incentivo ao cruzamento e vão contribuir com o aumento populacional.

A advogada e protetora dos animais, Geize Stella, pontuou que a norma determina a responsabilidade do monitoramento, afirmou considerar importante a preocupação, mas acredita que o decreto apenas regulamenta uma prática que já vem sendo feita com o amparo da lei e não deve parar. A protetora dos animais acrescentou que pelo volume de ração e o horário colocado, além do monitoramento, o alimento não deve alterar a população de pombos e nem de roedores, já estimulada por outras práticas urbanas de descarte de restos de alimento, em seu ponto de vista.

Acompanhando a preocupação com o controle populacional de pombos que têm atividade diurna e de roedores com atividade noturna, a representante da OAB, Aristela Siqueira, sugeriu ajuste na atualização da multa. Rogério Tonon da Demag/SSP e Candice Colombo do CRMV-TO também concordaram com sugestão do monitoramento no período de consumo, pois consideram pertinente o cuidado com a saúde pública.

Ao final, Meriele Oliveira, afirmou que deve ser respeitada a preocupação de cada membro e são esperadas deles também as sugestões de soluções a serem analisadas e em consenso aprovadas para inclusão, como a indicação do parágrafo que determina a adoção de medidas eficazes de controle da população por parte do monitoramento. A secretária Executiva reiterou que, já a mudança na atualização da multa é um exemplo que por estar definido na lei, depende de alteração do dispositivo e se não estivesse previsto, iria depender da mesma forma de inclusão.

Participantes

Também acompanharam a reunião Romina Azevedo e Giovana do Naturatins, Ana Paula da Seduc, Maria Holanda de Jesus da Associação de Protetores de Animais de Araguaína, Renata Acácio do CRBio 4, Leda Perini do GT Pró-Animais de Gurupi.

Além da Semarh e dos representantes do Conselho Regional de Biodiversidade da Região 4 que serão empossados, o Comitê Pró-Animais é composto por titulares e suplentes do Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria da Educação, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Secretaria da Agricultura e Pecuária, Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública.

Tendo também em sua composição, a Comissão da Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil; o Conselho Regional de Medicina Veterinária Estado do Tocantins; Entidades da Sociedade Civil e Associações, com sede no Estado do Tocantins, que atuem com temas relacionados à Proteção e Defesa dos Animais; a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental.

Anterior

Diversidade, cultura e arte marcam a programação da Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins

Próximo

Governador Wanderlei Barbosa assina PL do Zoneamento Ecológico Econômico e marca avanço histórico no planejamento territorial do estado

Próximo
Governador Wanderlei Barbosa assina PL do Zoneamento Ecológico Econômico e marca avanço histórico no planejamento territorial do estado

Governador Wanderlei Barbosa assina PL do Zoneamento Ecológico Econômico e marca avanço histórico no planejamento territorial do estado

LEIA TAMBÉM

Economia

Sheinbaum fala com Trump e envia ministro a Washington para negociações

22 de maio de 2025
Economia

Sanções a diesel russo não ameaçam abastecimento no Brasil, diz Abicom

22 de maio de 2025
Economia

Preservar florestas será uma das “principais entregas” da COP30, diz Haddad

22 de maio de 2025
Política

Entenda por que Dilma Rousseff foi anistiada

22 de maio de 2025
Política

Lula supera Bolsonaro e Ciro no CE em cenários para 2026, diz pesquisa

22 de maio de 2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

Virginia substituirá Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio

22 de maio de 2025
Entretenimento

“Vale Tudo”: quem vazou os dados da TCA? Resposta surpreende Odete Roitman

22 de maio de 2025
Esportes

Dorival revela se Memphis e Garro podem retornar contra Atlético-MG

22 de maio de 2025
Esportes

Zico volta ao Flamengo como embaixador; saiba valores do contrato

22 de maio de 2025
Esportes

Ex-jogador do Arsenal admite contrabando milionário de cannabis

22 de maio de 2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Virginia substituirá Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio
  • “Vale Tudo”: quem vazou os dados da TCA? Resposta surpreende Odete Roitman
  • Dorival revela se Memphis e Garro podem retornar contra Atlético-MG

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Virginia substituirá Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio

Virginia substituirá Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio

22 de maio de 2025
“Vale Tudo”: quem vazou os dados da TCA? Resposta surpreende Odete Roitman

“Vale Tudo”: quem vazou os dados da TCA? Resposta surpreende Odete Roitman

22 de maio de 2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.