Na tarde de terça-feira, 25, o Plenário da Câmara Municipal de Santa Rita do Tocantins foi o palco de uma movimentada ação promovida pela regional Sul e Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, dentro da programação do Mês da Mulher, com a realização da oficina aliada a uma roda de conversa que abordou a temática “Mulher Tocantinense: protagonismo empreendedor, saúde mental e inclusão social, coordenada pela psicóloga Gabriella Monteiro Botelho.
Medicina natural
A programação contou, ainda, com uma oficina sobre medicina natural indígena para a saúde íntima das mulheres, com a pajé Marília Pokwyj. Ela fez uma abordagem interessante sobre a medicina tradicional indígena, onde ensinou os cuidados femininos e ginecológicos com ervas naturais.
Adquirindo conhecimento
Esta oficina teve como resultado a aquisição de conhecimento para as mulheres se cuidarem de forma natural e acessível, buscando na natureza a cura. Houve canto indígena e explicação sobre a cultura dos povos originários da floresta. Além disso, durante toda a realização do evento, o público-alvo, composto por mulheres, participou ativamente, com perguntas às oficineiras que esclareceram algumas dúvidas.
Empreendedorismo cultural
A coordenadora da regional sul e sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), Maria do Socorro Barros, discorreu sobre empreendedorismo cultural e apresentou uma mostra de produtos artesanais de sua própria criação e de associados da AGA. Também falou sobre técnicas de artesanatos e incentivou o público feminino a investir em arte como fonte de renda.
Presenças ilustres
O evento foi prestigiado com a presença da Primeira-Dama do município, Christiane Dias da Silva e da secretária municipal de Cultura, Maria Aparecida Machado Aires, parceiras do evento.Colaboração
O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.