terça-feira, 4 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Comissão aprova projeto que prevê aulas presenciais e remotas na educação básica

Ensino híbrido poderá ser adotado nos anos finais do ensino fundamental ou em situação de emergência; proposta segue em análise na Câmara

por Ascom
09/07/2024
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a oferta da metodologia de aprendizagem híbrida (presencial e remota) na educação básica, em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Ismael (PSD-SC), para o Projeto de Lei 2497/21, da deputada Luisa Canziani (PSD-PR), e um apensado. O relator apresentou uma nova redação, mantendo os objetivos da versão original.

ARTIGOSRELACIONADOS

Estão abertas, de 5 a 12 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo destinado à seleção de seis bolsistas para atuação no Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) "Cidadania PopRua – Execução do Ponto de Apoio à População em Situação de Rua (PAR) e do Centro de Acesso a Direitos e Inclusão Social (CAIS) no Município de Palmas/TO – Convênio nº 14/2026". O processo é conduzido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), conforme previsto no edital. O projeto é desenvolvido por meio de Termo de Execução Descentralizada firmado entre a UFT e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). As atividades serão executadas no Equipamento Cidadania PopRua – Espaço Aroeira, localizado no prédio anexo da UFT, em Palmas. Ao todo, são ofertadas seis vagas para os seguintes perfis: Coordenador Geral (Serviço Social); Assistente Social; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional ou Psicólogo (vaga destinada a mulher, conforme critérios do edital); Agente Redutor de Danos; Educador Social. As bolsas terão duração de 12 meses, com valores mensais entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00, conforme a função. O edital também prevê ações afirmativas para determinados perfis, observadas as condições estabelecidas no processo seletivo. Inscrições As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, mediante envio da documentação exigida em edital para o e-mail popruapalmas@uft.edu.br, com cópia para selecao@fapto.org.br, até as 23h59 do dia 12 de agosto. Os documentos devem ser encaminhados em um único arquivo no formato PDF, conforme as orientações previstas no edital. A seleção será composta por três etapas: análise documental; análise da carta de intenção, relato de experiência e currículo e entrevista. As entrevistas serão realizadas nos dias 20 e 21 de agosto, de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. O resultado final está previsto para ser divulgado em 26 de agosto. Mais detalhes da seleção você confere no edital abaixo.

Projeto de extensão seleciona bolsistas para atuação no Cidadania PopRua

04/08/2026

UFT realiza encontro institucional para apresentação de resultados do projeto Territórios de Desenvolvimento Social

04/08/2026

“O ensino híbrido é uma metodologia que combina aulas presenciais e remotas, utilizando uma série de ferramentas para suporte aos alunos e aos profissionais, inovando as formas tradicionais de ensinar”, anotou Ismael no parecer aprovado.

“A pandemia de Covid-19 impôs soluções como a educação híbrida, que não se confunde com a educação a distância, pois supõe a complementariedade dos momentos em casa e na sala de aula”, disse Luisa Canziani.

Principais pontos
Conforme o substitutivo, o ensino híbrido é aquele que prevê a possibilidade de conexão digital e uso transversal das tecnologias disponíveis para o alcance dos objetivos de aprendizagem, incluindo atividades presenciais e não presenciais.

As ações não presenciais da aprendizagem híbrida deverão ser planejadas de forma complementar àquelas presenciais, assegurado, em qualquer caso, a continuidade curricular e a priorização da interação entre professores e alunos.

A aprendizagem híbrida poderá ser adotada na educação básica a partir dos anos finais do ensino fundamental ou em situação de emergência reconhecida por lei. Deverá haver regulamentação do Ministério da Educação e do sistema de ensino.

O texto prevê que, em regime de colaboração, União, estados, Distrito Federal e municípios deverão elaborar políticas para escolas públicas a fim de promover:

  • infraestrutura para conectividade à internet em banda larga;
  • estratégias de inclusão digital para os estudantes matriculados nas escolas públicas da educação básica; e
  • capacitação continuada dos profissionais da educação.

Além disso, os sistemas de ensino e as respectivas instituições deverão realizar o diagnóstico da infraestrutura disponível para conectividade à internet em banda larga. Deverão ainda estimular comunidades de aprendizagem entre docentes.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, também precisa ser aprovada pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Anterior

Prefeitura de Palmas – TO retifica Concurso Público com 2.258 vagas

Próximo

Juros do Plano Safra 24/25 podem ajudar a reduzir preços de arroz e feijão?

Próximo
Entre as culturas que podem ter juros menores estão arroz, feijão e hortifrútis — Foto: Pixabay

Juros do Plano Safra 24/25 podem ajudar a reduzir preços de arroz e feijão?

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Chuva nos EUA provoca queda nos preços dos grãos na bolsa de Chicago

04/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do trigo no Paraná atinge maior patamar desde agosto de 2025

04/08/2026
Agricultura e Pecuária

Bayer tem Ebitda de 861 milhões de euros com divisão agrícola no segundo trimestre

04/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do café sobe em Nova York com colheita mais lenta no Brasil

04/08/2026
Segurança

Violência doméstica: DPE-TO faz mais de 4 atendimentos por dia na Lei Maria da Penha

04/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Vanderlei Luxemburgo tem candidatura ao Senado homologada pelo Podemos

04/08/2026
Tocantins

Dorinha assegura revisão da carreira dos professores e ampliação de bolsas em evento com 3 mil pessoas em Palmas

04/08/2026
Tocantins

Aprosoja Tocantins reúne produtores e lideranças em mais uma edição do Jantar do Agricultor

04/08/2026
Tocantins

Laurez Moreira realiza Convenção Por Todo Tocantins com ministros de Lula e oficializa chapa da coligação

04/08/2026
Tocantins

Convenção de Vicentinho reúne apoiadores de todo o Estado, no próximo dia 5

04/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Vanderlei Luxemburgo tem candidatura ao Senado homologada pelo Podemos
  • Dorinha assegura revisão da carreira dos professores e ampliação de bolsas em evento com 3 mil pessoas em Palmas
  • Aprosoja Tocantins reúne produtores e lideranças em mais uma edição do Jantar do Agricultor

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vanderlei Luxemburgo tem candidatura ao Senado homologada pelo Podemos

04/08/2026

Dorinha assegura revisão da carreira dos professores e ampliação de bolsas em evento com 3 mil pessoas em Palmas

04/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.