O mercado doméstico de trigo registra apenas negócios pontuais, enquanto os produtores se voltam às atividades de plantio. Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, além de estarem dedicados às lavouras, os produtores demonstram pouco interesse em negociar aos preços atuais.
“A forte alta do câmbio na quinta-feira passada foi o principal argumento utilizado para respaldar essa postura”, disse, em nota.
Do lado da demanda, apenas moinhos com necessidades imediatas estão no mercado. “Os compradores seguem atentos à forte retração das cotações internacionais”, observou.
Plantio
Sobre o plantio, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que os trabalhos da safra 2023/24 chegaram a 99% da área estimada de 1,153 milhão de hectares. Ela deve ficar 19% abaixo dos 1,415 milhão de hectares cultivados em 2023.
Segundo o Deral, 66% das lavouras apresentam boas condições, 23% situação média e 11% ruins, entre as fases de germinação (1%), crescimento vegetativo (61%), floração (25%), frutificação (12%) e maturação.
No Rio Grande do Sul, o plantio do trigo atingiu 85% da área estimada para a temporada, segundo a Emater/RS. Em igual momento do ano passado, eram 93%. A média das últimas cinco temporadas é de 93%.
As condições climáticas têm sido variáveis. Algumas áreas estão enfrentando desafios devido às chuvas frequentes, que têm atrasado a semeadura. Em outras regiões, a alta umidade do solo tem retardado a emergência e o desenvolvimento das lavouras.
Na Argentina, responsável pela maior parte do trigo importado pelo Brasil, o plantio chegou a 95% da área estimada para 2023/24, segundo a Bolsa de Buenos Aires. A projeção de área foi estimada em 6,3 milhões de hectares. No ano passado, foram plantados 5,9 milhões de hectares.
Já o levantamento semanal divulgado hoje pelo Ministério da Economia da Argentina, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o plantio de trigo da safra 2024/25 atingiu 92% da área total prevista de 6,309 milhões de hectares. No mesmo período da safra anterior, o plantio atingia 91% dos 5,916 milhões de hectares cultivados na temporada 2023/24.
Comentários sobre este post