Com foco na valorização da vida e na prevenção ao suicídio, o Governo do Tocantins deu início, nesta terça-feira, 2, ao projeto Você é Importante, parte da campanha Setembro Amarelo 2025, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). A abertura foi realizada no município de Monte do Carmo e marcou o início do calendário da nova edição do projeto, que vai percorrer 23 cidades ao longo do mês com ações voltadas especialmente ao público jovem nas escolas. A cerimônia, realizada na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bella, contou com apresentações culturais, como o grupo de dança tradicional Taieras, e palestra sobre saúde mental.
A primeira-dama e titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, destacou a importância de ampliar o alcance do projeto para diferentes realidades e regiões do estado.
“A saúde mental é uma pauta urgente, que precisa chegar a todos os lugares. Não importa se estamos falando de uma escola na cidade, uma aldeia indígena ou uma comunidade rural, a depressão e a ansiedade não escolhem território. Por isso, quando recebi o pedido do cacique da Aldeia Fontoura, fiz questão de repassar ao padre Wanderson que incluíssemos essa comunidade. O projeto Você é Importante fala com sensibilidade sobre o que muitos vivem calados. É sobre cuidar das pessoas, com escuta, respeito e amor”, ressaltou.
Em seu discurso, a primeira-dama também anunciou que o encerramento do projeto será realizado em Palmas, no dia 30 de setembro, com a participação do padre Fábio de Melo, que tem a saúde mental como uma de suas pautas.
O prefeito de Monte do Carmo, Rubens Amaral, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Tocantins para fortalecer as ações voltadas à população do interior. “A presença do Governo do Estado em Monte do Carmo reforça o compromisso com os municípios do interior e com as pessoas que mais precisam. Seguimos firmes na construção de parcerias que realmente transformam a vida da nossa população”, informou.
O coordenador do projeto Você é Importante, padre Wanderson Silva, afirmou que a nova edição chega com grande expectativa e uma demanda crescente por parte dos municípios.
“Com o apoio do Governo do Tocantins, o nosso projeto avançou significativamente. Hoje em dia, ele é conhecido em mais cidades e muitas estão entrando em contato, pedindo que a gente leve o projeto ou retorne onde já estivemos. A demanda está enorme, mas seguimos com o coração agradecido. Falar sobre suicídio e saúde mental exige preparo e muito carinho, porque é uma temática delicada. A gente precisa saber abordar da forma adequada. Estamos ansiosos para rodar o estado, reencontrar as pessoas e oferecer aquele abraço carinhoso que levamos todos os anos”, pontuou.
A diretora da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bella, Eliza Rodrigues de Souza, destacou a importância de levar o debate sobre saúde mental ao ambiente escolar.
“A escola é o local ideal para se falar sobre esses assuntos, porque é aqui que os jovens passam boa parte do tempo e onde muitas vezes manifestam sinais que precisam ser observados. Quando o projeto chega até a gente, ele fortalece esse olhar cuidadoso e nos ajuda a construir uma rede de apoio com professores, estudantes e famílias. Nós agradecemos muito por este momento tão necessário”, declarou.
Você é Importante
Criado em 2019, o projeto Você é Importante tem como objetivo principal levar para as escolas tocantinenses ações de conscientização, escuta e acolhimento sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida, com foco no público jovem. A iniciativa ganhou ainda mais força a partir de 2024, com o apoio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o que possibilitou sua expansão a mais municípios e o fortalecimento das ações educativas durante a campanha Setembro Amarelo.
Em 2025, o projeto Você é Importante vai percorrer 23 municípios tocantinenses ao longo da campanha Setembro Amarelo. A programação inclui ações nas cidades de Monte do Carmo, Pindorama, Chapada de Natividade, Natividade, Paraíso do Tocantins, Silvanópolis, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Almas, São Valério, Santa Rosa, Cariri, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Brasilândia, Aldeia Indígena Fontoura (território do município de Lagoa da Confusão, dentro da Ilha do Bananal), Goianorte, Itapiratins, Oliveira de Fátima, Nova Rosalândia, Santa Rita e São Salvador.