A prefeita Cinthia Ribeiro participou nesta quarta-feira, 13, da abertura da 3ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), realizada no espaço Ahãdu, situado na Arne 14 (110 Norte). O evento, realizado pela primeira vez em Palmas, tem como objetivo alinhar as melhores práticas e soluções para a modernização da administração tributária nas capitais do Brasil.
A assembleia reúne gestores públicos, técnicos e profissionais da área contábil para debate, alinhamento e formatação de novas diretrizes fiscais, com base no relatório emitido da 69ª Reunião da Câmara Técnica, também realizada em Palmas nessa terça-feira, 12, um dia antes da assembleia.
Cinthia Ribeiro ressaltou que a cidade se destaca nacionalmente por ser uma das cinco no Brasil a alcançar a nota Triplo A da Secretaria do Tesouro Nacional, o que reflete a excelência na gestão fiscal. Com um orçamento de R$ 2,4 bilhões, dos quais R$ 700 milhões são oriundos de tributos, Palmas tem feito investimentos significativos em áreas como saúde, moradia e sustentabilidade.
Nos últimos seis anos, a capital tocantinense inaugurou oito novas unidades de saúde e lançou um projeto de energia solar, que oferece até 80% de desconto no ITD-1 para quem adota fontes de energia renovável. Essa iniciativa ajudou a triplicar a arrecadação, sem a necessidade de aumentar impostos ou criar novas taxas.
Triplo A
Com base na prestação de contas de 2023, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Fazenda, classificou a Prefeitura de Palmas com as maiores notas – Triplo A – em relação aos indicadores Endividamento, Poupança e Liquidez. Essa nota demonstra a capacidade de pagamento do Município e do Estado, que obteve nota B+.
“Assim, a nota Triplo A possibilita ao município acessar um grande volume de recursos financeiros via financiamento e torna Palmas apta a receber mais recursos do governo federal”, explica Cinthia Ribeiro.